Sphenodontia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SPHENODONTIA

Sphenodontia (Esfenodontes)


É uma ordem de répteis que ja foram numerosos, mas que hoje incluem apenas um gênero vivo: Sphenodon, conhecido popularmente como tuatara, que vivena Nova Zelândia. Os animais dessa ordem não são lagartos, mas sim parentes próximos destes. A ordem sphenodontia forma, juntamente à ordem squamata (lagartos) Semelhante a um lagarto, possui no altoda cabeça sob a pele, o olho pineal, ligado à glândula de mesmo nome, capaz de acusar variações de luz.

Tuatara, é o único representante de répteis da ordem Sphenodontida.
O ciclo de vida de umatuatara é longo podendo chegar até 100 anos de vida. É cosiderada uma espécie ameaçada de extinção. A tuatara é uma especie endémica da Nova Zelândia. São animais de clima frio, que não suportamtemperaturas acima dos 27°C.


Caracteristicas

As tuataras têm características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. Os dentes estão fundidos aos maxilares e não têm órgãos de copulação nemauditivos externos. Os adultos medem cerca de 60 cm de comprimento, pesam entre 0,5 e 1 kg e são terrestres e principalmente noturnos. Como os lagartos, as tuataras têm um olho pineal na testa, coberto poruma escama. A função deste terceiro olho, estando ele coberto, permanece desconhecida. Encontrados apenas em algumas ilhas do litoral da Nova Zelândia


Sua evolução:


Até uns 150 anos atrás,o tuatara parecia apenas um lagarto como qualquer outro. Mas o estudo de exemplares levados para a Europa, em 1830, demonstrou que se tratava de um animal bastante incomum, supostamente extinto havia135 milhões de anos. Certas características não deixavam dúvida: era um dos mais antigos sáurios existentes, que havia sobrevivido no isolamento das ilhas do Pacífico sul. Sua característica maisespecífica é um orifício no crânio, recoberto de pele, no qual se aloja o que resta do "olho pineal", que nossos antepassados anfíbios e répteis tinham no alto da cabeça.


Modo de vida:

As...
tracking img