Como fazer resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O RESUMO:
o que é e como se faz

Português Instrumental Prof.ª Ana Regina Vieira IFPE

1. Conceito e usos
Resumo é uma apresentação concisa dos conteúdos de outro texto, organizada de modo a reproduzir a estrutura do texto original, com a finalidade de informar o leitor sobre esses conteúdos. Normalmente, o enunciador é outro que não o autor do texto original.

As característicaslinguísticas e discursivas dos resumos de textos variam de acordo com o contexto de produção.

1

Os usos sociais dos resumos de textos são diversos e em quantidade significativa na escola ou em contextos não-escolares. Eles são encontrados como parte de uma monografia, antes de um artigo científico, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por tudo isso,antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito.

2 - Tipos
1. Resumo indicativo


Indica brevemente: o título e tema do texto a questão levantada pelo autor o ponto de vista que o autor usou para examinar a questão a conclusão a que o autor chegou

Um bom exemplo desse tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais e osresumos de monografias, dissertações etc. Ali você tem apenas uma idéia geral do assunto ou do enredo. Não dispensa a leitura do texto original.

2

2. O Resumo Informativo Esse tipo de resumo: • guarda as características do texto original (forma de estruturação). • apresenta as informações relevantes sobre os conteúdos presentes no texto. • mostra como as ideias foram desenvolvidas earticuladas. • permite avaliar a compreensão global do texto original e os conteúdos tratados, mesmo sem a leitura do original.

3. O Resumo Crítico Provavelmente, o tipo de resumo mais solicitado no Ensino Superior. O resumo crítico é um resumo informativo com interpretações e avaliações críticas do leitor e produtor do resumo. Avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ouliterária.
Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de Resenha. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico. O resumo crítico requer a interpretação do texto e, portanto, você só fará um bom resumo crítico se tiver feito uma boa leitura do texto original.3

3. Características básicas
É breve e conciso: no resumo de um texto devemos deixar de lado os exemplos, detalhes e dados secundários fornecidos pelo autor. Faz menção ao autor: o autor do texto deve ser frequentemente mencionado, para deixar clara essa autoria. Alguns verbos que explicitam atos do autor (verbos discendi): define, classifica, afirma, nega, aborda, enfatiza, incita,enumera, argumenta etc. É pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. É logicamente estruturado: um resumo não é apenas um aglomerado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias ou informações centrais do texto que se está resumindo, apresentadas em uma ordem lógica e relacionadas umas com as outras. O resumo deve ser compreensível.

4. Estratégias de sumarização
Macrorregrasde Van Dijk:
a) Apagamento (regras seletivas): selecionam-se os conteúdos relevantes do texto, com o apagamento de informações redundantes ou das informações desnecessárias à compreensão de outras proposições.

Seleção / cancelamento
Ex.: “João viajou bem cedinho para a fria Gravatá.” João viajou para Gravatá. “Maria brincou com a bola e a boneca. A bola era azul e tinha quadrados brancos. Aboneca era uma Barbie.” Maria brincou com a bola e a boneca ou Maria brincou.

4

b)

Substituição (regras construtivas): construção de novas proposições, ausentes no texto original, mas que englobam informações expressas ou pressupostas no texto.

Generalização: substitui-se uma série de nomes de seres, de ações
e de propriedades por um nome de ser, de ação e de propriedade mais...
tracking img