Soterramento de casas na praia do serviluz - ce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

SOTERRAMENTO DE CASAS NA PRAIA DO SERVILUZ - CE

ÍNDICE

RESUMO 2

INTRODUÇÃO 3

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO 4

BREVE HISTÓRICO DO SERVILUZ 5

CONDIÇÇÕES CLIMÁTICAS 6

AS AREIAS, O “PROBLEMA” 9

PROPOSTA 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

RESUMO

O conhecimento daevolução dos processos geodinâmicos e sociais de uma área constitui instrumento importante na compreensão das formas de operacionalização de medidas de planejamento, monitoramento e gestão de uso e ocupação do solo. Evita futuros danos ambientais com relação às alterações nos processos naturais decorrentes das atividades antrópicas. O objetivo principal do trabalho é definir como a dinâmicaambiental local (dinâmica eólica) age no transporte de sedimentos e no deslocamento de dunas nas praias do Futuro e do Serviluz e que impactos socioambientais são causados à população carente do Serviluz.

Palavras-chave: uso e ocupação do solo; atividades antrópicas; dinâmica eólica; deslocamento de dunas; impactos socioambientais; Serviluz.

ABSTRACT
The knowledge of the geodynamic processes abdthe social area is a major tool in understanding the ways of operationalizing measures of planning, monitoring and managing use and land cover. Avoiding future environmental damage in relation to changes in natural processes arising from human activities. The main objective is to define how the local environmental dynamics (dynamic wind) acting on the sediment transport and the displacement ofdunes on the beaches of the Future and Serviluz and what social and environmental impacts caused to the poor of Serviluz.

Keywords: land use and land cover, human activities, wind dynamics, shifting dunes, social and environmental impacts; Serviluz.

INTRODUÇÃO

Morar com vista pro mar à beira da praia tem-se considerado privilégio. O afastamento da movimentação caótica da cidade e a pazque reina ao se deparar com uma vista impressionante e maravilhosa atraem aos olhos de muitas pessoas, como se vê na FIGURA 1. Mas, nem sempre, residir nesses espaços traz consigo apenas pontos positivos. Infelizmente, grande parte das favelas, que geralmente se assenta em terrenos de risco de deslizamento ou a beira da praia, sofre por conta de um fenômeno que, quando incide sobre essashabitações, causa muitos danos e até a morte, os deslizamentos de terras e o soterramento de casas (ver FIGURA 2).

Figura 1 - Vista de paisagística da praia do Bananal, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

Figura 2 - Deslizamento de terra causa destruição e soterramento de casas na praia do Bananal, Rio de Janeiro (01/01/2010).

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

A área de estudoencontra-se inserida na Região Metropolitana de Fortaleza, no setor denominado de costa leste, na ponta do Mucuripe. Bairro Serviluz, como se vê na FIGURA 3. Toda a área localizada à direita do complexo de tancagem de combustíveis da Petrobras.
O trecho entre o molhe da praia Mansa e a foz do rio Cocó ocupa uma extensão de aproximadamente 09 km, incorporando uma faixa litorânea ao longo dapraia do Futuro, entre os bairros Cais do Porto e Vicente Pinzón. É na larga faixa de praia adjacente ao espigão do Titanzinho onde residem hoje os mais de 20.000 habitantes da comunidade do Serviluz.

Figura 3 - Marcação geográfica das comunidades do Serviluz e do Titanzinho, na cidade de Fortaleza, Ceará.

BREVE HISTÓRICO DO SERVILUZ

Durante a década de 50, na ponta doMucuripe, na cidade de Fortaleza, foi instalado um porto e um grande complexo de tancagem de combustíveis da Petrobrás. Por conta da instalação do porto do Mucuripe, foi necessário fazer-se modificações ao longo da costa marítima à direita dele, uma das quais foi a construção do espigão do Titanzinho. Esse braço com mais de 900m de comprimento promoveu a interrupção parcial do trajeto da corrente...
tracking img