Sondagem do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A elaboração de projetos geotécnicos em geral e de fundações em particular exige, obviamente um conhecimento adequado dos solos. É necessário proceder-se à identificação e à classificação das diversas camadas componentes do substrato a ser analisado, assim como à avaliação das suas propriedades de engenharia. A obtenção de amostras ou a utilização de algum outro processopara identificação e classificação os solos exige a execução de ensaios "IN SITU".

Sondagem a trado

A sondagem a trado é feita manualmente, tem por objetivo coletar amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório, determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, sem a obtenção dos índices de resistências, e observação nível do lençol freático. No Brasil possuimetodologia normatizada pela NBR-9603/86 - "Sondagem a trado". Para a execução da sondagem utiliza-se o equipamento denominado como trado, podendo ele ser no formato cavadeira e Helicoidal, ponteira constituída por peça de aço terminada em bisel. A sondagem deve ser iniciada com o trado cavadeira, utilizando a ponteira para desagregação de terrenos duros e compactos, sempre quenecessário. Quando o avanço do trado cavadeira se tornar difícil, deve ser utilizado o trado helicoidal. As amostras são coletadas a cada metro, sendo que, quando ocorrer mudança de material no mesmo metro deve ser separado as amostras identificando de acordo com a profundidade de cada uma. Amostra com finalidades especifica para obtenção de umidade natural, são acondicionadas em recipientes com tampahermética, parafinada ou selada com fita adesiva, para manter as propriedades de origem do material. As demais amostras são acondicionas em sacos de lona ou plásticos devidamente identificados e encaminhados ao laboratório de solos. Ao se atingir o nível do lençol freático, é interrompida a perfuração, anota-se a profundidade e passa-se a observar o mesmo, efetuando-se leituras a cada 5 minutos,durante 30 minutos. O nível também é anotado após 24hs da conclusão do furo.

Sondagem rotativa

A sondagem rotativa é o método mais utilizado na exploração mineral, na definição de jazidas, necessária em praticamente todas as obras de grande porte. Conhecida como sondagem mista quando executada junto com SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, obtendo diretamente as amostras(testemunhos), exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para uma série de ensaios mineralógicos, petrofísicos, petroquímicos, etc. Quando a sondagem SPT atinge um obstáculo impenetrável ao amostrado ou ao trépano de lavagem o equipamento a percussão não dispõe de recursos para definir a natureza do obstáculo, que pode ser bloco de rocha, matacão, solo concrecionado ourocha, sendo necessária a execução de sondagens rotativas. O obstáculo encontrado é perfurado por meio de um amostrado (barrilete) com uma broca rotativa acoplada na extremidade de uma haste oca. As brocas são estruturas metálicas muito resistentes, constituídas em aço nas quais estão incrustados pequenos diamantes industriais ou pedra de vídia. As brocas são escolhidas em função da dureza darocha a perfurar, e do diâmetro do furo que se pretende abrir. O movimento rotativo é produzido por um motor (elétrico ou a combustão) transmitindo torque à broca por meio de uma combinação de redutor e hastes protegidas por uma sequência de tubos de aço (revestimento); à medida que a perfuração vai avançando, mais hastes e revestimentos vão sendo adicionados ao conjunto por enroscamento.Uma corrente de água é injetada sob pressão por uma bomba no interior da haste, jorrando no interior da broca fazendo o resfriamento e lubrificação, retornando à superfície os fragmentos das rochas perfuradas através dos revestimentos e do furo aberto pela broca, o que permite fazer a recolha daqueles fragmentos de rocha como amostras no caso de testemunhos deteriorados não se alojarem no...
tracking img