Sondagem Diamantanda

1927 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é promover o conhecimento sobre sondagem rotativa diamantada, que é um método direto de investigação mais completo a disposição da geologia para a obtenção de amostras geológicas, ou testemunhos.
O trabalho está dividido em quatro partes:
- Sondagem rotativa.
- Sondagem Diamantada.- Os principais componentes de uma coluna de perfuração.
- Execução da sondagem
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. SONDAGEM ROTATIVA
Sondagem rotativa é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto-mecanizado, com a finalidade de obter amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.
São indicadas para rochas duras ou extremamente duras e para sondagens inclinadas.
Através desse método pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha. Os principais equipamentos para uma amostragem rotativa são a sonda, a bomba d'água, os tubos de revestimento, as hastes, os barriletes, o calibrador, a mola retentora de testemunho e a coroa diamantada.
2.2. SONDAGEM DIAMANTADA
Na sondagem rotativa diamantada, o processo de perfuração é realizado, em geral, com o auxílio de uma coroa de forma anelar, contendo inúmeros diamantes encravados, que, girando a alta velocidade, corta o terreno seguindo uma seção circular e separando um cilindro do material penetrado do resto da rocha.
É indicada para furos de pequeno diâmetro, onde se desejam testemunhos contínuos da rocha atravessada e da sua distribuição textual, estrutural mineralógica, etc. Só não é indicada para terrenos inconsolidados heterogêneos, tais como conglomerados constituídos por blocos e seixos duros em uma matriz mole, ou terrenos muito fraturados.
As amostras são obtidas desde a superfície até grandes

Relacionados