Somos todos diferentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EDUCACIONAL

A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a escrita, na definição de Lévy (1993), uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação. Apesar da produção das tecnologias estar aserviço dos interesses de lucro do sistema capitalista, a sua utilização ganha o mundo e acontece também de acordo com as necessidades, desejos e objetivos dos usuários.
Apesar de ser introduzida com maior ênfase nos anos 60, com uma pedagogia tecnicista, foi nos anos 80 que a tecnologia educacional passou a ser compreendida como uma opção de se fazer educação contextualizada com asquestões sociais e suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção crítica no mundo em que vive, apontando que não basta utilização de tecnologia, é necessário inovar em termos de prática pedagógica. A tecnologia educacional, portanto, ampliou seu significado constituindo-se no “estudo teórico-prático da utilização das tecnologias, objetivando o conhecimento, a análisee a utilização crítica destas tecnologias, ela serve de instrumento aos profissionais e pesquisadores para realizar um trabalho pedagógico de construção do conhecimento e de interpretação e aplicação das tecnologias presentes na sociedade” (SAMPAIO & LEITE apud LEITE, 2003, p.12)
O conceito de alfabetização tecnológica do professor


envolve o domínio contínuo ecrescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento crítico com elas. Este domínio se traduz em uma percepção global do papel das tecnologias na organização do mundo atual e na capacidade do professor em lidar com as diversas tecnologias, interpretando sua linguagem e criando novas formas de expressão, além de distinguir como, quando e por que são importantes edevem ser utilizadas no processo educativo. (SAMPAIO & LEITE apud LEITE, 2003, p, 14)


Queremos contribuir para a criação e para o processo de autoria do professor, deixando clara à parte das inúmeras possibilidades das tecnologias. As tecnologias serão apresentadas, nestes textos, como ferramentas de produção e meios de expressão de diferentes saberes para professores e alunos nassuas práticas educativas.
Consideramos que as tecnologias merecem estar presentes no cotidiano escolar primeiramente porque estão presentes na vida, mas também para:
- diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;
- serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento, já que trazem embutidas em si mensagens e um papel socialimportante;
- permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios, familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade;
- serem desmistificadas e democratizadas;
- dinamizar o trabalho pedagógico;
- desenvolver a leitura crítica;
- ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos diferentes saberes.
Paraisso o professor deve ter clareza do papel das tecnologias como instrumentos que ajudam a construir a forma de o aluno pensar, encarar o mundo e aprender a lidar com elas como ferramentas de trabalho e se posicionar na relação com elas e com o mundo.
O processo ensino-aprendizado se desenvolve em um lugar especializado ou ambiente que, além de suas dimensões de temperatura, iluminação,deve contar com outros recursos físicos e tecnológicos que apóiam, de modo restrito, o trabalho didático do professor.
As tecnologias de ensino, especialmente os audiovisuais, podem ser classificados em um critério de maior ou menor concretude ou, então, pela atividade sensorial que explora.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS – NÉLIO PARRA

|Recursos visuais...
tracking img