Solução hidra-alcoólica de ácido salicílico a 2% e resorcina a 2%

793 palavras 4 páginas
MONOGRAFIA
Solução hidra-alcoólica de Ácido Salicílico a 2% e Resorcina a 2% * Introdução
Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a directa responsabilidade do farmacêutico.
Este trabalho consiste numa monografia de uma solução. Uma solução é uma forma farmacêutica líquida límpida e homogénea, que contém um ou mais princípios activos dissolvidos num solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.
A solução hidra-alcoólica de Ácido Salicílico a 2% e Resorcina a 2% é um medicamento manipulado de uso dermatológico anti seborreico utilizado no tratamento de acne.
A acção do acido salicílico na pele depende grandemente da concentração utilizada. Em geral, em concentrações inferiores a 2%, o acido salicílico é considereado essencialmente queratoplastico, intensificando a queratinização dos epitélios e promovendo a regeneraçao da camada córnea cutânea. As preparações contendo acdio salicílico nestas concentrações são particularmente apropriadas como coadjuvantes no tratamento tópico das formas liquinificadas de eczemas crónicos, em associação com corticoesteroides. Esta também desorita a utilização de preparações com acido salicílico, em concentrações inferiores a 1%, no tratamento de ulceras cronicas e estados descamativos. Em concentrações superiores a 2%, o acido salicílico apresenta propriedades queratoliticas, isto é, promove a dissolução de soluções queratinicas. Nestas concentrações, as preparações com acido salicílico são usadas no tratamento tópico de quadros de hiperqueratose e descamação da pele, tais como na dermatite seborreica e na caspa. Usam-se ainda em quadros de lotiose, psoríase e acne. O acido salicílico possui também propriedades fungicidas sendo usado no tratamento tópico de infecções fúngicas cutâneas.
A

Relacionados

  • Apostila De Procedimentos
    43946 palavras | 176 páginas