Soldagem a plasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Invariavelmente, as operações de soldagem são precedidas pelas operações de corte. Por questões de economia de escala e características do processo de fabricação dos materiais metálicos, estes são produzidos em dimensões padronizadas, não sendo adequadas ao uso para todos os fins a que se destinam. Em função deste aspecto, tornam-se necessárias operações de corte das matériasprimas. O corte pode ser efetuado de diversas formas:
* Mecanicamente: Corte por cisalhamento através de guilhotinas, tesouras, etc.; por arrancamento através de serras, usinagem mecânica, etc;
* Por fusão: Utilizando-se como fonte de calor um arco elétrico ex. arc air (goivagem), plasma;
* Reação química: Onde o corte se processa através de reações exotérmicas de oxidação do metal, ex.corte oxicombustível;
* Elevada concentração de energia: Neste grupo enquadram-se os processos que utilizam o princípio da concentração de energia como característica principal de funcionamento, não importando se a fonte de energia é química, mecânica ou elétrica. Enquadram-se neste, o corte por jato d'água de elevada pressão, LASER e algumas variantes do processo plasma.
2. Objetivosa) Observar o corte de arco com Plasma em diferentes materiais, com diferentes espessuras
b) Observar o corte de Oxicorte em diferentes materiais, com diferentes espessuras
c) Comparar o corte realizado a Plasma com o processo de Oxicorte.

3. Teoria
3.1 Plasma
O processo de soldagem a arco com Plasma (PAW) é um processo de soldagem que produz coalescência dos metais, peloaquecimento com um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho (arco transferido) ou entre o eletrodo e o bocal constrito da tocha (arco não tranferido). Plasma é um gás que é aquecido a uma temperatura extremamente elevada e que também é ionizado, sendo que, a partir disso, ele se torne um condutor de eletricidade.
A proteção é obtida do gás quente e ionizado, proveniente da tocha. Este gás éusualmente suprido por uma fonte auxiliar de gás de proteção. O gás de proteção deve ser um gás inerte ou uma mistura de gases inertes. O metal de adição pode ou não ser usado.
É um processo semelhante a outros tipos de solda a arco, mas o eletrodo não-consumível é introduzido em um pequeno bocal. Isto permite uma separação do gás de proteção inerte, e tende a apontar o arco, resultando em umfluxo de plasma de alta intensidade que é capaz de alcançar velocidades incrivelmente altas e arcos com altas temperaturas.
Este processo pode ser empregado para unir a maioria dos metais em todas as posições. Oferece um melhor controle direcional do arco e menores zonas termicamente afetadas, se comparado com outros tipos de soldagem.
O gás de orifício é aquele direcionado através da tocha paraenvolver o eletrodo, e se torne ionizado para formar o plasma. Para a maioria das operações, um gás auxiliar de proteção é fornecido através deum bocal externo, semelhante ao GTAW. O objetivo do mesmo é isolar a área do arco na peça de trabalho e evitar a contaminação da poça de fusão.
O bocal pelo qual o plasme sai tem duas dimensões importantes: o diâmetro do orifício e o comprimento dagarganta. O orifício pode ser cilíndrico convergente ou divergente. A distância do eletrodo com a saída do orifício é chamada de Setback. A distância da face externa do bocal e a peça de trabalho é conhecida como Standoff.

3.2. Oxicorte
O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objetometálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação. Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc.
Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais. O maçarico utilizado no...
tracking img