Solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrever
Durante o processo de solda elétrica surgem os fumos metálicos!
Fumos metálicos são partículas sólidas produzidas por condensação ou oxidação de vapores de substâncias sólidas em condições normais, como por exemplo: fumos de soldagem, fumos presentes em fundições, processos de spray metálico a quente.


Baseado nesta informação, responda:

1. Quais os danos destes para a saúde?Os fumos de solda são partículas sólidas de óxidos de metais muito finas formadas durante o processo de soldagem. Os tipos de substâncias e suas respectivas quantidades que um soldador inala depende do método de soldagem, das condições nas quais a solda é realizada e dos tipos de metais a serem soldados. Muitos tipos de metais podem ser encontrados nos fumos de solda, incluindo arsênico,berílio, cádmio, cromo, cobalto, cobre, ferro, chumbo, manganês, níquel, silicatos, selênio, vanádio e zinco.
Os gases que comumente estão associados à solda são dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, ozônio, compostos de flúor e fosgênio.
Estes gases podem estar presentes devido:
Combustão do gás de proteção; Interação da radiação ultravioleta como gás de proteção, oxigênio,dióxido de carbono e solventes; Combustão da cobertura dos metais.
Os efeitos à saúde ocasionados por exposição a fumos de solda geralmente são difíceis de serem previstos pois os fumos contêm uma variedade de substâncias em diferentes concentrações. Os componentes dos fumos de solda possuem toxicidades diferenciadas que, dependendo das condições de exposição, podem afetar diversas partes docorpo, incluindo pulmões, coração, rins e sistema nervoso central.

Exposições de Curto-Prazo: Febre dos Fumos Metálicos
De acordo com a Sociedade Americana de Solda (AWS), ficha técnica de 25 de Janeiro 2002, a exposição a concentrações excessivas de fumos de solda contendo zinco, magnésio, cobre e cádmio pode causar febre dos fumos metálicos. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de 4 horas deexposição e incluem calafrios, febre, sede, dor muscular, dores no peito, tosse, fadiga, náusea e gosto metálico na boca. Estes sintomas, que são parecidos com os sintomas de um resfriado, podem durar de 6 a 24 horas e a recuperação completa, sem intervenção médica, ocorre entre 24 e 48 horas.
Fumos de solda também são irritantes dos olhos, nariz, peito e trato respiratório, causando tosse,respiração curta, bronquite, líquido nos pulmões (edema pulmonar) e aumentam o risco de pneumonia.

Exposições de Longo-Prazo: Efeitos Crônicos à Saúde
Estudos indicam que os soldadores podem ter o risco de câncer de pulmão aumentado em 30% a 40% quando comparado a outras ocupações. No entanto, as causas específicas para este aumento do risco não estão identificadas. Alguns fatores que contribuem paracausar os danos incluem altos índices de fumantes entre os soldadores e exposições freqüentes ao asbesto e sílica. O mais provável causador de câncer entre os componentes dos fumos metálicos é o cromo hexavalente e o níquel. Outra possível causa é a inalação de partículas de tório durante o consumo dos eletrodos de tungstênio contendo tório.
Existem documentações de outras doenças respiratóriasassociadas com sobre-exposição à fumos metálicos, incluindo bronquites, asma, pneumonia, enfisema e siderose (causada pela presença de partículas de óxido de ferro nos pulmões). Além disso, existem evidências que associam fumos metálicos a doenças do coração, da pele, úlceras, danos aos rins, perda auditiva e problemas reprodutivos. O risco de ter silicose também pode ser maior entre os soldadores,resultante da exposição à sílica cristalina durante operações secundárias, como por exemplo, operações de esmerilhamento e lixamento.

Exposições a Fumos Metálicos com Manganês

Uma das doenças mais recentemente identificada pelo “instituto nacional de saúde” que pode afligir os soldadores é o manganismo, também conhecido como “doença do soldador”. O manganês é um metal adicionado muitas...
tracking img