Solda a gas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Soldagem Oxiacetilênica e Oxi-Corte

Introdução e Objetivo:
Essa prática foi dividida em duas partes, a soldagem oxiacetilênica e a oxi corte. Os alunos tiveram o primeiro contato com ambos procedimentos pela primeira vez. Foram abordados os principais tópicos relacionados aos procedimentos utilizando juntamente os gases oxigênio e acetilênio.

Revisão Bibliográfica:
A soldagem a gás,também conhecida como solda oxi-combustível, é um método de soldagem que emprega variados tipos de gases e oxigênio para acender uma tocha. Soldagem, em metal - mecânica, é definida como o processo de união de dois materiais, normalmente metálicos, aquecendo-os até que ambas as extremidades fiquem derretidas e se fundam uma na outra. Alguns materiais de preenchimento são geralmente adicionados a estematerial derretido, e as duas extremidades são unidas, formando uma peça sólida. Na área de manutenção nas indústrias, é muito comum o uso dos mais diversos tipos de soldagem para a realização de reparos em equipamentos e dispositivos com falhas.
Os gases mais comuns aplicados na solda a gás incluem gás natural, propano, hidrogênio, gás MAPP, de petróleo liquefeito, propileno e acetileno, sendo queo acetileno é o mais comum. Em muitos casos, o uso de um determinado tipo de gás não é benéfico para o processo de soldagem em relação a outro tipo, por exemplo, um gás pode apresentar aquecimento superior ou inferior ao outro gás, tornando-o mais conveniente para o uso em certos metais.
Uma variedade de metais pode ser unida com a aplicação de técnicas de soldagem oxi-combustível, em que umoperador qualificado é necessário para garantir uma solda precisa e segura. Nem todos os metais derretem com a mesma temperatura, de modo que o soldador deve saber quanto tempo deve aquecer diversos os mais variados tipos de materiais. Há também a exigência de certo nível de habilidade para os soldadores a gás, a fim de assegurar que a solda seja feita de forma perfeita.
A solda com uso de gás érealizada com o uso de dois tanques. Um tem um tipo específico de gás, que geralmente é único para cada fabricante. O outro tem oxigênio. Estes dois gases se combinam como assim que entram na tocha da máquina de soldar, mantendo a chama consistente e em constante fluxo. Outro tipo de soldadura de gás envolve a utilização de um único gás sem o uso de oxigênio. Este método não é bastante preferívelpara aplicação em muitos tipos de metal, mas é comumente usado em soldagem. Contudo, o método de soldagem a gás não é recomendado para peças grandes ou que precisam suportar altos níveis de pressão, mas gera bons resultados para o funcionamento interno de produtos eletrônicos e outros materiais de pequeno porte.
Gases (principais considerações):
Oxigênio:
-É um gás incolor, inodoro, insípido eligeiramente mais pesado que o ar.
-Sobre pressão normal se liquefaz a uma temperatura de -182,9 0 C, formando um líquido claro e azulado .
-Um litro de oxigênio líquido pesa 1,14 Kg .
Oxigênio comercial é produzido por eletrólise da água ou mais usualmente pela liquefação do ar atmosférico.
-O princípio básico do processo de liquefação é que os gases vaporizam a diferentes temperaturas.
-Então,neste processo o ar será filtrado comprimido e resfriado a
temperatura de até -1940 C na qual liquefaz todos os componentes do ar.
-Depois de liquefeito, faz-se uma destilação fracionada. O nitrogênio e
o argônio vaporizam a temperaturas mais altas, deixando o oxigênio quase puro.
-No cilindro de oxigênio, este gás é armazenado sob alta pressão, a qual atinge até cerca de 200 kgf/cm2 em umcilindro cheio.
-O oxigênio é a condicionado em cilindros metálicos de alta pressão (200 bar),pintados na cor preta (para uso industrial).

Acetileno:
-O acetileno industrial é um gás incolor, odor picante característico. Ele é mais leve que o ar e se dissolve facilmente em líquidos.
-Muito instável, apresenta perigo de explosão quando comprimido a pressões entre 15 e 20 bar.
-Devido à sua...
tracking img