Solda oxiacetileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São João del Rei
Campus Auto Paraopeba

Solda Oxiacetileno

Disciplina: Processos de Fabricação

SOLDA OXIACETILENO

Solda a gás é o processo feito por aquecimento das peças com chama obtida de gás oxi-combustíveis. Este processo foi introduzido industrialmente em 1903 e foi usado extensivamente, aproximadamente, por meio século. No entanto, com odesenvolvimento de métodos mais sofisticados é agora largamente usado para unir componentes e reparo de metais ferrosos e não-ferrosos. Como o processo não requer eletricidade seu uso é indispensável, principalmente onde não existe eletricidade.
A intensidade do calor gerado na chama depende da mistura do gás oxi-combustível a uma determinada pressão dos gases. O Oxigénio é utilizado paraproporcionar combustão do gás, mas pode ser usado ar comprimido no lugar do oxigénio, porém isto proporciona uma baixa eficiência térmica e consequentemente redução na velocidade de soldagem; a qualidade da solda também é afetada. A escolha do gás é importante, pois permite obter uma velocidade de soldagem e uma qualidade desejada no cordão de solda.
O gás mais utilizado é o acetileno, podendo tambémser utilizados outros gases mas os mesmos fornecem menos intensidade de calor e por isso uma temperatura menor.

Montagem e Equipamento.
O tipo de montagem com o mínimo equipamento básico necessário para a solda a gás oxi-acetileno, é mostrado no esquema da figura 1 a seguir. Consiste de cilindros de oxigênio e de acetileno, cada um destes cilindros está conectado a uma válvulapara regular a saída do gás a uma pressão de trabalho, mangueiras para condução do gás até a tocha de solda, com vários tipos de bocal para obtenção de misturas de gases na quantidade e qualidade desejada da chama para solda. Cada unidade destas constitui de partes essenciais no controle e utilização de calor necessário para a solda.
[pic]
figura 1-Montagem padrão para soldagemOxiacetilélica
• Cilindros de Gás comprimido.
Existe uma variação muito grande dos cilindros de gás comprimido em capacidade, modelo e na cor. Na maioria dos países, no entanto, o tamanho destes cilindros varia entre 6 e 7 m³ e têm cor preta ou verde para oxigênio e marrom para acetileno.
O oxigênio tem que estar armazenado de forma definitiva em cilindros de aço que possa ser usado nasoldagem a qualquer instante.
A parte superior do cilindro não é pintada para deixar em evidencia os dados que o fabricante marcou tal como o número de série, peso líquido, data de fabricação, data para próxima inspeção, operação e teste de pressão, capacidade, e inspetor. Por causa da alta pressão nos cilindros de aço e a possibilidade de deterioração das paredes do cilindro de gás comprimido énecessário que sejam testados em intervalos regulares de cinco anos. Cilindros de oxigênio necessitam ser testados periodicamente com pressão de água acima de 2375 N/m2.
Logo após o uso, uma pressão positiva de oxigênio deveria ser sempre deixada nos cilindros de forma que possam ser identificados para carga e recarga.
Quando a temperatura ambiente passa de 200C, a pressão dos cilindros aumentacorrespondentemente. Então, a pressão pode aumentar demais podendo romper o cilindro, um nipe de segurança é então colocada na válvula.
O sistema de segurança para o cilindro de oxigênio é conectado uma válvula especial de dupla posição que pode ser operada completamente aberta ou fechada. A posição mais baixa da válvula fecha ou lacra o cilindro durante a carga e a posição mais alta impedea saída de oxigênio do mecanismo de válvula quando a mesma é totalmente aberta. Operando com a válvula parcialmente aberta resulta no vazamento de oxigênio para a atmosfera. Portanto, é importante lembrar-se que o cilindro de oxigênio deve estar com a válvula totalmente aberta ou totalmente fechada.
Cilindros de aço usados para armazenar acetileno dissolvido são providos com plugs de...
tracking img