Solda Oxiacetil Nica

1398 palavras 6 páginas
Solda Oxiacetilênica

É um processo de soldagem a gás no qual o calor necessário para soldagem é obtido através da chama produzida pela combustão de Acetileno com o Oxigênio.

Este processo de soldagem data do século XIX. Foi o cientista francês Lê Châtelier que, em 1895, observou que quando o Acetileno queima com o oxigênio produz uma chama que atinge temperatura aproximada de 3000ºC. Este processo foi explorado comercialmente a partir do século XX. O processo da soldagem oxigás apresenta as seguintes vantagens:

Baixo custo;
Permite o fácil controle da operação;
Não necessita de energia elétrica;
Emprega equipamento portátil.

Desvantagens do processo:

Exige soldador hábil;
Tem baixa taxa de deposição;
Apresenta riscos de acidente com os cilindros de gases;
Conduz a um superaquecimento.

Fundamentos do processo

A chama oxiacetilenica

A combustão do acetileno ocorre em duas etapas, a combustão primaria, onde somente o oxigênio do cilindro participa da reação. A combustão secundaria cuja reação ocorre com a participação do ar atmosférico.

As chamas possuem duas partes, sendo elas chamadas de dardo e penacho. As características da chama dependem da relação entre o combustível (acetileno, hidrogênio, propano ou GLP) e o carburante (oxigênio). Define-se regulagem da chama a razão, entre os volumes do carburante e do combustível na zona de combustão primaria.

Pode-se definir três tipos de chama, sendo elas chamadas de redutora, neutra e oxidante. A temperatura da chama e função da distancia, media a partir da extremidade do dardo.

Equipamentos

Maçaricos

O maçarico é um instrumento para misturar e controlar a vazão da mistura na saída do bico. Com ele consegue-se obter a chama com regulagem e intensidade de combustão ideal para a operação de soldagem ou corte.

O corpo do maçarico contém as entradas dos gases com as respectivas válvulas de regulagem de vazão. As entradas dos gases costumam ter roscas diferentes por motivos de

Relacionados