Artigo

Páginas: 19 (4673 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
PESQUISA DE QUALIDADE DOS MEIOS DE TRASPORTE PÚBLICO NOS CENTROS URBANOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Guilherme Garcia Martins1
Déborah Sandy M. Wakasugi2
Vitor Pereira Lima3
Vitor Buck4
Diego Franco Rafael5
Edson Vinicius6

Resumo
O meio transporte público coletivo é um dos principais meios de locomoção nos centros urbanos. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise quanto a qualidade doserviço de transporte coletivo urbano, sob a perspectiva de seus usuários. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo, através de surveys, isto é, pesquisas de opinião. Com base nos resultados da pesquisa, foi verificado que para os usuários ainda existem diversos pontos a desejar quanto à qualidade do serviço que lhes é oferecido. Este estudo tem como contribuição ofornecimento de dados sob uma perspectiva analítica para o auxilio na administração e gestão dos órgãos responsáveis pelos meios de transporte coletivo nos centros urbanos.
Palavras-chave: transporte público; surveys; urbanos; gestão.


Introdução
Atualmente, o transporte público nas grandes metrópoles é um dos principais meios de transporte da população brasileira. De acordo com a pesquisa da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI) e do Ibop, 61% dos brasileiros usam o serviço, sendo que 42% o utilizam como principal meio de locomoção.
Devido ao grande crescimento urbano, a população cada vez mais necessita se locomover longas distâncias diariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais. De acordo com sua relevância, os transportes coletivos devem ter sua qualidademantida e constantemente melhorada, viso que grande parte da população depende desse serviço.
Os principais modos de transporte coletivos em São Paulo são ônibus, trólebus, trens e metros. No Brasil, o principal meio é o ônibus, devido a sua alta flexibilidade, acessibilidade e baixo custo. Apesar dos desafios para gerir o transporte público por ônibus, ele ainda é considerado um meio de locomoçãoprivilegiado, com forma predominante ou complementar a outros sistemas, pois 94% dos usuários utilizam o ônibus como seu principal meio de transporte.
Para grande parte da população, porém, o meio de transporte público ainda é considerado ineficiente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadascomo “péssimas ou ruins” ultrapassando os 60%.
Desta forma, o sistema de locomoção público deve ser avaliado de uma maneira ampla, levando em conta não apenas o modo no qual o serviço é oferecido, mas também o ambiente onde ele ocorre e principalmente a perspectiva dos próprios usuários.
Objetivos
O objetivo fundamental desse trabalho é diagnosticar a qualidade dos meios de transporte público nosgrandes centros urbanos de São Paulo, com base na opinião dos usuários, visando contribuir com os órgãos responsáveis para o desenvolvimento de seu serviço oferecido.
Fundamentação Teórica
Direito de ir e vir
Na Constituição em vigor, a liberdade de locomoção está garantida pelo inciso XV do art. 5º, que assim dispõe: "É livre a locomoção no Território Nacional em tempo de paz, podendo qualquerpessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". Ao comentar esse dispositivo constitucional, J. Cretella Júnior destaca que a locomoção apresenta quatro aspectos: um neutro, o direito de permanecer; três positivos, direito de deslocamento, a pé ou por veículos dentro do território nacional, o de sair e o de entrar no território nacional. É o chamado direito de ir evir.
Essa regra constitucional aplica-se tanto aos brasileiros (natos ou naturalizados) como aos estrangeiros, para esses sendo exigido, para circular em território nacional, passaporte, que "é um documento de identificação para efeito internacional", a que o brasileiro tem direito de obter, a fim de poder circular por países estrangeiros que o exigirem. Os estrangeiros radicados no país podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!