Solda de alta frequencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


ENGENHARIA MECÂNICA


Processos de Fabricação

Soldagem de Alta Frequência






Bianca Delazari 090172
Bruno Monteiro 070803
César Quibau 090723
Gabriel Pires 080842
Kallyandra Alcantara080767
Raphael Nogueira 110880






Professor: Luís Oscar Bellio



Sorocaba / SP
04/04/12







Sumário




• História.....................................................................3


• Introdução................................................................4


•Abstract....................................................................5


• Definição do processo..............................................6

• Componentes do processo de soldagem.................11

• Qualidade da solda..................................................13


• Segurança................................................................14


• Meio ambiente........................................................16


•Conclusão.................................................................17


• Bibliografia...............................................................18






































História

Em torno de 1500 a.C., por meio de conformação e martelamento, o ferro era produzido no formato de blocos de pouco peso (poucos Kg). Com a evolução da humanidade, surgiu a necessidade de seutilizar pecas maiores, peças estas que eram soldadas por meio de forjamento (processo no qual, os materiais, apos serem aquecidos por rubro, eram martelados um sobre o outro, utilizando areia entre os mesmos, a fim de escorificar impurezas).

Na antiguidade e na idade média, a soldagem era utilizada na fabricação de instrumentos cortantes e/ou armas. Na época, o ferro que se obtinha não podiaser temperado (baixo teor de carbono), o que elevou a utilização do aço, material com maior teor de carbono, porem de alto custo e muito escasso. Surgiu assim a necessidade de se fabricar ferramentas com ferro e tiras de aço soldado.

Do século Xll ao XV, com toda evolução da tecnologia (obtenção de ferro fundido, desenvolvimento do alto forno), a fundição se tornou fundamental em meio aosprocessos de fabricação, enquanto que, a soldagem por forjamento era substituída por outros processos cada vez mais adequados as necessidades.

Ate o século XlX, a soldagem era vista como secundária dentro dos processos. A partir dai, com a mudança radical da tecnologia, a descoberta do acetileno, o desenvolvimento de fontes de energia, e experiências com arco elétrico, surge o processo desoldagem por fusão.

De 1985, data na qual foi obtida a primeira patente de processo de soldagem, baseada em arco elétrico estabelecido entre eletrodos de carvão e peca, ate 1906, foram desenvolvidos processos de soldagem por resistência, por alumino termia, e a gás. Nos anos seguintes, mais precisamente no ano seguinte, Oscar Kjellberg patenteia o processo de soldagem a arco com eletrodorevestido, revestimento este que era feito com uma camada de cal, a fim de estabilizar o arco. Apos desenvolvimentos posteriores, este se tornaria o processo mais utilizado no mundo.

Hoje em dia, classificada como método mais importante para união permanente de metais, a soldagem conta com mais de 50 tipos diferentes de processos para utilização industrial.






















IntroduçãoO termo Soldagem engloba um vasto número de processos usados para recuperar ou fabricar estruturas, peças e equipamentos. Definida por muitos como apenas um método de junção de materiais, a soldagem tem muitos processos, ou variações destes, que visam apenas formação de revestimentos com características diferenciadas, ou recuperação de peças com algum desgaste, por meio de deposição de...
tracking img