Soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGREGAÇÃO DE VALOR Á MANDIOCA
INTRODUÇÃO
A mandioca é a principal fonte de calorias para cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde é cultivada em pequenas áreas com baixo nível tecnológico. Mais de 80 países cultivam mandioca, e o Brasil é o segundo maior produtor, com cerca de 15% da produção mundial.

ETAPAS PROGRESSIVAS DE AGREGAÇÃO DEVALORES
Um fator a ser considerado é que as raízes de mandioca /in natura/ são cada vez menos frequentes em grandes cidades e supermercados. Além da pequena vida útil pós-colheita, esse produto não garante praticidade para o consumidor e tem menores garantias de qualidade devido à falta de informação sobre a origem. Considerando-se as exigências do consumidor e a possibilidade de aumento davida útil das raízes e da renda para o produtor por meio da agregação de valor ao produto, uma das alternativas é submeter as raízes a alguma forma de processamento. Entre elas estão:
raízes minimamente processadas, ou simplesmente descascada e embalada em uma bobina, .resfriadas (redução da temperatura sem congelar), congeladas cruas, congeladas depois de cozidas (fritas e toletes),esterilizadas a vácuo e fritas.

CARACTERISTICAS AGREGADAS
A mandioca minimamente processada é submetida as etapas de lavagem em água corrente, pesagem, descascamento (película externa), seleção (descartar as raízes ou partes de raízes que apresentem alguma alteração) Esse produto pode ser fornecido ao consumidor somente resfriado ou pode ser congelado. O produto pode também ser submetido ao processo devácuo.
A obtenção de raízes de mandioca congeladas depois de cozidas (toletes e palitos) consiste nas etapas de descascamento, corte, seleção, cozimento, congelamento e embalagem. A esterilização a vácuo é obtida por meio de descascamento, lavagem e corte, cozimento a vapor e embalagem a vácuo.

PREÇO PREMIUM
Para obter-se um produto de boa qualidade, é de fundamental importância que sejamconsiderados alguns fatores, tais como: utilização de variedades adequadas para a finalidade desejada, manuseio adequado das raízes desde o campo até a mesa do consumidor, com todos esses fatores podemos inserir então o bem conhecido preço Premium, pois o consumidor esta recebendo em sua mesa um produto de alta qualidade.











AGREGAÇÃO DE VALOR DA BANANA

INTRODUÇÃO
Aindustrialização da banana pode representar uma opção no aproveitamento de excedentes de produção e de frutos fora dos padrões de qualidade para consumo in natura, embora sem o comprometimento da qualidade da polpa; a industrialização da banana também promove o aumento da vida-de-prateleira e agregação de valor ao produto. Do ponto de vista social, é uma atividade geradora de empregos e renda.Entretanto, atualmente, menos de 2% da banana produzida no Brasil são utilizados no processo industrial .

ETAPAS PROGRESSIVAS DE AGREGAÇÃO DE VALORES
A banana também pode ser desidratada, é uma progressiva de agregação de valores.O processamento da banana possibilita a obtenção de diferentes produtos, tais como purê, néctar, doce, farinha, passa e outros . O processamento por desidratação, naobtenção da banana, é simples, envolve poucas operações, requer pouca mão-de-obra e baixo investimento em equipamentos, e pode ser viável em diferentes escalas de produção. A desidratação inibe o crescimento microbiano e minimiza os efeitos de reações químicas, facilitando a estocagem e a distribuição do produto. O mercado interno para banana é muito promissor por ser esta um produto com boaaceitação sensorial, alto valor nutritivo e ter apelo de produto próximo ao natural, que pode ser consumido como fruta desidratada, ou ser empregado como ingrediente em formulações de outros produtos como bolos, tortas, recheios, bombons e outros .





CARACTERISTICAS AGREGADAS
Uma das característica de agregação de valor é o doce de banana, é bem aceito na mesa do consumidor , e além de...
tracking img