Soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A soja (Glycine max) é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais, pertencente à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A palavra soja vem do japonês shoyu e é originária da China.
Os maiores produtores de soja do mundo são: o Brasil, os Estados Unidos, a Argentina, a China e a Índia.A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.
Alguns pesquisadores relacionaram-na a um risco elevado de cálculos renais, doenças da tireóide, mal de Alzheimer e até mesmo câncer de mama. Masa mensagem dos especialistas é que a soja traz benefícios para a maior parte das mulheres, desde que, sem exageros.
A soja é rica em substâncias chamadas isoflavonas, que pertencem a um grupo de compostos conhecidos como fitoestrógenos. As isoflavonas apresentam um pequeno efeito do estradiol, o estrógeno responsável pelo desenvolvimento do corpo feminino. Em experiências laboratoriais eestudos com animais, demonstrou-se que as isoflavonas podem inibir ou acelerar o crescimento de células tumorais. No entanto, a maioria, mas não todos, dos poucos estudos com seres humanos concluíram que o consumo de soja pode reduzir o risco de câncer de mama.
O ciclo de vida da soja envolve a etapa de produção agrícola (diferentes modelos de cultivo: convencional, orgânico e agriculturafamiliar), as etapas de transporte (transporte do biodiesel, do óleo e do farelo de soja) e de processamento industrial (esmagamento para obtenção de óleo e farelo, processo de refino do óleo e processo de produção de biodiesel).
A cultura da soja é alternada com a do milho ou do trigo na maior parte das propriedades. Nas regiões Centro-Oeste e Norte (áreas de cerrado e floresta amazônica) asoja é produzida principalmente em grandes propriedades (entre 300 e 50.000 hectares) em um sistema de monocultura com uso intensivo de tecnologia e recursos não renováveis externos. Nestas grandes fazendas a média de empregos é mais baixa devido ao alto grau de mecanização das lavouras. Já na região Sul, que é a tradicional região produtora de soja desde a década de 60, a grande maioria daspropriedades é pequena (menos de 50 ha) e a produção agrícola é diversificada e administrada por agricultores familiares.
No Brasil, os problemas resultantes da monocultura da soja têm se tornado cada vez mais críticos, entre os quais se pode citar principalmente a destruição dos ecossistemas para dar lugar às novas lavouras de soja, ao declínio da fertilidade do solo, à contaminação de pessoas eanimais por produtos tóxicos, à expulsão de pequenos agricultores de suas terras, contaminação do solo e da água, erosão com posterior assoreamento dos rios, à diminuição da biodiversidade, além das mudanças climáticas relacionadas ao desmatamento e às queimadas.
O biodiesel de soja vem ocupando um papel central na discussão dos projetos de produção de biocombustíveis que vêm sendoimplantados no Brasil. Em virtude da futura escassez de combustíveis fósseis e das preocupações com a diminuição nas emissões de dióxido de carbono (CO2), o governo brasileiro vislumbra uma grande oportunidade para expandir a produção e exportação de biocombustíveis. A substituição de combustíveis fósseis por renováveis deve reduzir os impactos ambientais resultantes da queima do petróleo. Entretanto, osbenefícios sociais e ambientais, no caso do Brasil, vão depender da escala e do modo de produção da biomassa a ser utilizada para fins energéticos. A grande preocupação que extrapola os anseios mercadológicos de produção, venda e consumo dos biocombustíveis é o corrente avanço desta monocultura sobre os biomas Amazônico e de Cerrado, bem como seus impactos na reprodução da agricultura familiar...
tracking img