Software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO


DISCIPLINA DE INFORMÁTICA – INF003


AVALIAÇÃO G3

















SOFTWARE LIVRE

















[]



SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 3


2. SOFTWARE LIVRE 4


2.1 Software Livre e Software em Domínio Público 5

2.2 Software Livre e Copyleft 5

2.3 Venda de Software Livre 5

3.Movimento Software Livre 6


3.1 Motivação 6

3.2 Ideologia: as diferenças entre Software Livre e Código Aberto 7

3.3 Movimentos Relacionados 8

4. Exemplos de Softwares Livres 9


4.1 Software GNOME 10

4.2 Software KDE 11

5. Uso de Software Livre em empresas nacionais 12


6. Referências Bibliográficas 13INTRODUÇÃO










Neste trabalho falarei sobre software livre (Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que évendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.)




SOFTWARE LIVRE






Conforme Figura 1, "Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem osoftware. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:


A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)


A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


A liberdade deredistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).


A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


[pic]


Figura 1


1 Software Livre e Software em Domínio PúblicoSoftware livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante a autoria do desenvolvedor ou organização. O segundo caso acontece quando se passam os anos previstos nas leis de cada país de proteção dos direitos do autor e este se torna bem comum. Ainda assim, um software em domínio público pode serconsiderado como um software livre, desde que atenda aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation, citados acima.






3 Software Livre e Copyleft






Software livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante aautoria do desenvolvedor ou organização. O segundo caso acontece quando se passam os anos previstos nas leis de cada país de proteção dos direitos do autor e este se torna bem comum. Ainda assim, um software em domínio público pode ser considerado como um software livre, desde que atenda aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation, citados acima.5 Venda de Software Livre






As licenças de software livre permitem que eles sejam vendidos, mas estes em sua grande maioria estão disponíveis gratuitamente.


Uma vez que o comprador do software livre tem direito às quatro liberdades listadas, ele poderia redistribuir este software gratuitamente ou mediante remuneração. As versões pagas...
tracking img