Software livre e software proprietario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Software
Índice:
1- Definição de Software
2- Definição de Software Proprietário
3- Definição de Software Livre
4- A história do Software Livre
5- Software Livre no Brasil
6- Casos de Sucesso
7- Tabela de Software Livre x Software Proprietário
8- Vantagens e Desvantagens


1-Software

Software é um segmento de comandos executados, manipulados,redirecionados, modificados ou seguidos gerando a alteração de uma informação (dado) ou evento. Todo procedimento mostrado pela execução do conjunto de instruções em computadores, também é denominado software.
Além de ser o próprio programa em si, os manuais de uso e especificações fazem parte do software também. Todos os programas utilizados em computadores são compostos por um segmento de instruções, ondeo processador da máquina é o responsável pela interpretação e execução das mesmas. Quando um programa é desenvolvido corretamente, pode-se dizer que é funcional dentro do padrão específico resultando em uma atuação desejada.
Após ser instalado o software é primeiramente executado  na memória e logo depois de estar completamente carregado, o computador localiza o seu ponto inicial de partida elê byte por byte cada instrução. Por sua vez esse conjunto de instruções é traduzido da linguagem de programação para linguagem de máquina. O hardware então executa todas as instruções.
  Existem vários softwares para diferentes tipos de tarefas, como por  exemplo drivers, sistemas operacionais, aplicativos entre outros. Um novo modelo de software é o que pode ser usado diretamente pelainternet, sem a necessidade de ser instalado. Normalmente é gratuito tendo as mesmas funções da versão para instalação.

2-Software Proprietário

O Software Proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação é proibida pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitarautorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença.
As empresas que produzem estes softwares proprietários normalmente costumam planejar também as suas desatualizações de forma a poderem aumentar o número de vendas, as versões novas nunca são compatíveis com os formatos anteriores para obrigar a novos gastos. A Microsoft aos poucos tem tentadomudar o esquema das licenças de software, ou seja, ao contrário de vender as licenças e atualizações, esta empresa pensa já em introduzir o aluguel do próprio software... Só quem paga pode usufruir deste software!!

Ex. de softwares proprietários: Microsoft Windows, Real Play,...

3-Software Livre
Software Livre é todo programa de computador que respeita a autonomia dos usuários e suasliberdades de executar, estudar, adaptar, melhorar e compartilhar.
É um movimento social, filosófico, político e cultural que defende esse respeito como direito humano, como questão social, moral e ética.  São formas colaborativas de desenvolver software em comunidades de voluntários e empresas, usuários e desenvolvedores. São modelos de negócio que cativam clientes pela qualidade do serviço, não porsegredos e restrições.
São modelos de licenciamento que, ao invés de cercear, por vezes até defendem as liberdades. São teorias econômicas que explicam inovação, motivação, riqueza e lucro sem privação nem abuso.
Ex. de Softwares Livre: Linux,BrOffice,...

4-A História do Software Livre
Em 1984, Richard M. Stallman descobriu que software proprietário fazia vítimas diretas, quando ele mesmo setornou uma delas. A partir daí, resolveu fundar a Free Software Foundation, do qual o Linux é filho direto.
A história começou no laboratório em que Richard trabalhava (Artificial Intelligence Lab, no MIT) com uma impressora Laser, doado pela Xerox. A impressora era um presente caro e legal, mas tinha um problema: não era estável. Freqüentemente o papel travado e as impressões paravam. Ai,...
tracking img