Belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu (PA), tem gerado questionamentos por parte de segmentos da sociedade, que enxergam no projeto um fator de risco socioambiental.

Aprimeira questão que emerge diz respeito à premência de Belo Monte, ou seja, a usina é indispensável para o desenvolvimento econômico do país?

Do ponto de vista do balanço energético do país, a resposta énão, dado que a energia que será gerada por ela poderia ser suprida por outras novas usinas. Porém, outra questão mais intricada e de difícil remate que se coloca é se a hidrelétrica do rio Xinguseria desejável.

Do ponto de vista estritamente econômico, Belo Monte é interessante, pois produzirá um volume expressivo de energia a baixo custo, devendo contribuir para reduzir o preço da energiano país.
Além disso, traria benefícios à região, como a ampliação do dinamismo dos municípios na área de influência do projeto e aumento da arrecadação de impostos, que poderia ser revertido em prolda população.

É bem verdade que uma série de medidas socioambientais será implementada, com vistas a atenuar os impactos da construção da usina, e que seu projeto não prevê o alagamento de grandesáreas.

A superfície alagada por Itaipu (PR), por exemplo, é de 1.560 km²; a de Sobradinho (BA), de 4.214 km². A comparação com o desmate na Amazônia é mais dramática -foram 6.238 km² entre agosto de2010 e julho de 2011.

Contudo, é inegável que, na ótica ambiental, a usina trará impactos negativos: alagará uma área de 516 km², reduzirá o volume de água em trechos do rio Xingu e interferirá namigração e na reprodução de peixes.
Deve-se levar em conta ainda que, no aspecto social, a construção envolverá a migração de grande contingente de pessoas para a região, além do fato de que a usinaserá construída nas proximidades de áreas indígenas.

Porém, quando se analisam as alternativas, Belo Monte pode se mostrar mais atraente. Para gerar o mesmo volume de energia, a alternativa...
tracking img