Soft Starters

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Soft Starters - Um comparativo técnico entre essa tecnologia e os demais sistemas de partida de motores
Com certeza, a maior parte da carga elétrica em uma indústria, seja ela de processos contínuos ou discretos, é a motorização. Projetar sistemas de partida de motores, portanto, há muito é um desafio para os integradores de tecnologia. Conheça através deste artigo as principais técnicas departida de motores, bem como uma análise sobre o mais popular sistema estático: o soft-starter
Sistemas de Partida Eletrodinâmicos

Existem várias configurações de partida de motores que utilizam apenas contatores, relés e botoeiras. As três mais comuns são: partida direta, com autotransformador, e partida estrela/triângulo.

Partida direta

A partida direta é o circuito mais simples, conformepodemos observar pela figura 1. Um simples contato em conjunto com um relé térmico é o necessário.


“Mas até que ponto posso usar a partida direta sem comprometer o bom funcionamento do sistema?”

Para responder esta pergunta, vamos ignorar as implicações mecânicas sobre a carga (inércia, resistência dos materiais envolvidos, etc.), e considerar apenas as implicações elétricas.

O“impacto” sobre a instalação dependerá de dois fatores: a magnitude da corrente, ou melhor, do pico de corrente de partida; e a capacidade da rede de absorver a corrente de partida (“in-rush”).

De um modo geral, não se aconselha prover partida direta a motores com mais de 3 CV de potência, considerando um motor trifásico de 220 VCA, pois estamos tratando, então, de aproximadamente 10 A de correntetotal, em regime normal de funcionamento.

Ora, um motor pode atingir até sete vezes sua corrente nominal no instante da partida. No exemplo, teríamos cerca de 70 A. Dependendo da inércia mecânica, os sistemas de proteção podem atuar antes do motor atingir sua velocidade nominal.

Partida com autotransformador

O princípio de funcionamento da partida com autotransformador é bem simples. Atravésda figura 2 podemos entender melhor seu funcionamento. No instante da partida os contatores K 2 e K 3 fecham-se, enquanto K1 permanece aberto. Desta maneira o motor parte com tensão reduzida, oriunda de um “tap” do transformador. Geralmente, esse é construído de modo a gerar entre 50 % da tensão da rede, a 65 % dela.


Uma vez que a inércia é vencida, K 2 e K 3 abrem, e K1 liga o motordiretamente à rede. Essa transição pode ser feita manualmente através de botoeiras, ou automaticamente com relés temporizadores.

A figura 3 mostra como os valores de pico são drasticamente reduzidos com 50 % de tensão.


Partida estrela / delta

A figura 4 ilustra outro famoso sistema de partida, talvez, até o mais famoso de todos. Trata-se da partida estrela/delta.


O princípio defuncionamento baseia-se na alteração do “fechamento” das bobinas. Quando estas estão ligadas em estrela, a tensão sobre cada uma é igual a da rede elétrica dividida por √3. Após a partida, o fechamento muda para delta. Agora, a tensão em cada bobina é igual a da rede.

Qual a lógica de funcionamento desse sistema?

Na condição inicial de partida do motor (estrela), K1, K 2, e K 3 estão desligados e a redeRST está sob tensão.

Pulsando-se o botão S1, a bobina do contador K 2 e o relé temporizador K6 serão alimentados, fechando os contatos de selo e o contator K 2, que mantém energizadas as bobinas dos contatores K1 e K 2.

Uma vez energizadas as bobinas de K 2 e K1, fecham-se os contatos principais e o motor é acionado na ligação estrela.

Após o tempo relativo ao ajuste do relétemporizador, este é ativado fazendo com que o contato (15 – 16) desligue K 2, abrindo seus contatos principais.

Com a bobina K2 desenergizada, energiza-se a bobina de K 3, que acionará o motor em triângulo.

A parada do motor dá-se pelo botão S0, que interrompe a bobina de K1 e seus contatos (13-14) e (23-24), desligando a bobina K 3.

O sistema conta com uma proteção, a qual estando o motor em...
tracking img