Sofrimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Na história e na evolução da humanidade, o Direito Natural e o Direito Positivo geralmente foram antagonizados e imaginados como espécies de direito distintas e, às vezes, até mesmo incompatíveis. Enquanto, apesar das divergências teóricas, o Direito Natural representaria um direito não-escrito oriundo dos deuses, da razão humana ou de sua própria natureza, tendo aplicabilidade geral, oDireito Positivo representaria uma espécie de direito “artificial”, criado pela sociedade e personificado, de regra, na norma, com aplicação restrita. Apesar do histórico antagonismo vivenciado pelas referidas espécies de direito, é inegável que se estipulou, através dos tempos, uma importante dialética entre eles, bem como uma relação razoável que resultou na positivação gradativa dos direitosnaturais. A superação da dialética “Direito Natural - Positivismo Jurídico” envolve questões cruciais, entre as quais constam a “Naturalidade do Direito Positivo” e a “Positividade do Direito Natural”, como propõe o ilustre jurista argentino Eduardo Luis Tinant. Este trabalho buscará desenvolver esses aspectos.
Palavras-Chaves: Direito Natural, Direito positivo, dialética, superação, “Positividadedo Direito Natural”.  
Resumen: En la Historia y evolución de la humanidad, el derecho natural y derecho positivo en general, se enemistó y concebido como especies distintas de derecho y, a veces, incluso, incompatibles. Si bien, a pesar de las divergencias en la teoría, el derecho natural son un derecho no escrito, vienen de los dioses, de la razón humana o de su propia naturaleza, y tenganaplicabilidad general, el derecho positivo representan una especie de derecho "artificialmente" creado por la sociedad y visto, de la regla, en la norma, con una aplicación limitada. A pesar del antagonismo histórico experimentado por las especies de derecho, es innegable que se estipuló, a través del tiempo, una importante dialéctica entre ellos y una relación razonable que resultó en la positivacióngradual de los derechos naturales. La superación de la dialéctica "Derecho Natural - El positivismo jurídico" implica cuestiones cruciales, entre las que incluyó el "Naturalidad del Derecho Positivo" y "La Positividad del Derecho Natural", según lo propuesto por el distinguido jurista argentino Luis Eduardo Tinant. Este estudio desarrollará estes aspectos.

Palabras-clave: Derecho Natural,Derecho Positivo, Superación, Dialéctica, "Positividad del Derecho Natural."
Sumário: 1 Introdução; 2 Aspectos Relevantes da Obra Cinematográfica - da Obra Literária à Obra Cinematográfica: 2.1 Breve Resumo da Obra Literária Adaptada para a Película; 2.2 Sobre a Obra, o Autor Dias Gomes e o Diretor Anselmo Duarte: Breves Comentários; 3 O Pensamento Sociológico de Pierre Bourdieu: DelimitaçõesNecessárias para a (Re)leitura Proposta; 4 A Película “O Pagador de Promessas” e uma (Re)leitura a la Bourdieu: 4.1 O Protagonista e o seu Enquadramento no Campo Social. Sua Relação                                    Geral com o Jogo e as suas Regras e Estratégias; 4.2 A Identificação dos Campos Sociais Tratados na Película; 4.3 A Relação do Pagador de Promessas com os Campos Sociais Identificados: 4.3.1.A Relação com o Campo Religioso: seu Enquadramento; 4.3.2. A relação com os Demais Campos Identificados na Obra; 4.4 Os Reflexos do Desconhecimento das Regras do Jogo e suas Estratégias pelo Protagonista; 5 Conclusão; Referências Bibliográficas.

1 Introdução
O senso comum, geralmente, tem um olhar muito limitado e superficial das obras cinematográficas e, com o avanço da inserção dos meiostecnológicos (visuais, sonoros, virtuais etc) no cinema, esse contexto vê-se ainda mais estimulado. Os efeitos especiais, a utilização de sons artificializados e das tecnologias 3D – apesar de suas importâncias potenciais para a revolução do cinema -, por exemplo, estimulam pirotecnicamente a usufruição aguçada dos sentidos, em detrimento do interesse real dos expectadores pelo valor, da mensagem,...
tracking img