Sofrimento fetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOFRIMENTO FETAL
ALUNA: RAQUEL LANE SANTOS MELO
PROF: ANA PAULA
TURMA: 03N
CURSO: ENFERMAGEM

DOÊNÇA HIPERTENSIVA ESPECIFICA DA GESTAÇÃO
O conceito sofrimento fetal
O sofrimento fetal é um problema causado pela falta de oxigénio no sangue do bebé, e que pode ocorrer durante ou antes do parto. Usualmente surge durante o parto, e é diagnosticado quando o ritmo cardíaco do bebé se tornainstável.

A intervenção do sofrimento fetal
Se existir sofrimento fetal antes do parto, então a solução usualmente é o parto, dependendo sempre do estado de maturação do feto.
Muitos bebés têm de nascer através de cesariana, caso falhem o teste da vitalidade fetal. O teste da vitalidade fetal é recomendado a mães que tenham uma gravidez de risco, como diabetes, gravidez intra-uterina, entreoutras. O teste envolve analisar o ritmo cardíaco do bebé em junção com a actividade uterina. Este teste é usualmente feito entre a 38º e a 42º semana de gestação, porém pode ser feito mais cedo, no início do 3º trimestre. O teste dará um resultado de reactivo ou de não reactivo. Por vezes é necessário a mãe mexer-se ou comer algo para incentivar o bebé a mover-se e conseguir assim um resultadomais fiável.

Caracteristica do sofrimento fetal.
O teste para avaliar o sofrimento fetal poderá ser feito: caso sinta que o bebé não se movimenta tão frequentemente como usualmente; caso o parto esteja atrasado, caso exista razão para suspeitar que a placenta não funciona adequadamente ou caso esteja em risco por alguma razão. Se existir alguma suspeita da sua parte, deve contactar o seu médicoassistente para lhe fazer um teste de avaliação da vitalidade fetal
Esse teste indicará se o bebé está a receber oxigénio suficiente devido a problemas do cordão umbilical ou da placenta, ou outro tipo de doença fetal.

Sintomas de sofrimento fetal
Se notar a diminuição dos movimentos comuns do feto é importante que saiba que isso pode significar que existe um problema.
Por vezes odecréscimo do movimento fetal surge devido ao bebé deixar de ter tanto espaço livre no útero, mas ter a certeza do porque é que isso aconteceu é sempre importante.
Durante o parto, o bebé é usualmente monitorizado através de um monitor fetal, que por vezes dá sinais que existe um problema, aumentos ou decréscimo do batimento cardíaco do bebé, ou um ritmo cardíaco incerto pode significar que existe umproblema.
Quando o sangue do bebé é colhido durante o parto, através de uma amostra do escalpe do bebé, pode revelar se existem sinais bioquímicos de um problema. Dois problemas comuns são a acidose fetal e a acidose lacteal.O méconio, caso exista no líquido amniótico também é uma preocupação.
Fazer a contagem dos “pontapés do bebé”
Poderá fazer a contagem dos “pontapés do bebé”. Contar osmovimentos do bebé é algo fácil, que poderá fazer enquanto faz as suas actividades diárias. Isto significa que, se o bebé não fizer pelo menos 10 movimentos desde a altura da manhã em que você tomou o pequeno-almoço até ao meio da tarde (período de 4 a 6 horas), poderá estar a passar-se algo menos bom com ele. Se o bebé tiver feito 10 movimentos, então isso significa que não terá de contar mais até aopróximo dia. Este tipo de contagem é recomendado em caso de gravidez de risco ou de decrescimento do movimento fetal.
Tente marcar os movimentos fetais durante a altura do dia em que o bebé está mais activo, mas também numa altura em que possa registar os movimentos durante pelo menos 4 horas ou mais, caso isso seja necessário. É também indispensável registar os movimentos sempre a partir da mesmaaltura do dia. 
Idealmente, antes de iniciar a contagem, deve comer algo como um snack ou refeição, pois a ingestão de comida faz com que o bebé fique mais activo. Em alternativa ou adicionalmente, pode dar um passeio, pois também ajuda o bebé a movimentar-se. Depois de uma visita à casa de banho, deite-se preferencialmente para o seu lado esquerdo ou relaxe no sofá. Certifique-se que tem o...
tracking img