Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates viveu no século VI a.C. Antes deles existiam os filósofos pré-socráticos e antes destes (os pré-socráticos) dois poetas gregos se destacavam: Hesíodo e Homero, querepresentavam em verso e prosa e em estórias, o que se chamava de Mito. Ocorre que o mito cedeu lugar, para que a filosofia surgisse. E a pergunta inicial era, qual opríncipio único de tudo. Eles falvam em arké... Em phisys... Uns diziam que era a água, outro o fogo, outro o ar, outro o "apeiron", outro o número, etc. Até que Sócrates traz, comose diz, a filosofia do céu para a terra e passar a colocar o homem no centro das questões. Sócrates nada escreveu, dizem e teve como discípulo Platão. Platão viveu com o seudiscípulo Aristóteles, por vinte anos... Vem a dissolução dos gregos, surge o Helenismo, quando Alexandre Magno leva para bem longe, até o Atlântico os ideiais gregos eentão, Roma, o Império Romano a tudo domina, até que esse Império cai e nesse contexto, com a Patrística (a filosofia dos padres) _ até o século III d.C e depois com a Escolática,nasce a Idade Média... Primeiro veio o cristianismo, depois a Igreja, a filosofia passa a ser apenas uma "ansila" ou seja, uma serva...etc, etc, etc...

Onde entra Sócratesnisso tudo?

Ele foi o pivô de toda a reflexão filosófica, tanto que dividiu a história entre antes e depois dele. Sócrates é o fundamento de toda a filosofia, mas quediga-se, a filosofia Ocidental.

Para se ler toda a obra de Sócrates, um estudioso dedicado terá que se debruçar sobre algo em torno de 1000 páginas, para o que foi escreveuPlatão sobre ele e, se quiser avançar mais adiante terá à disposição mais umas mil páginas para tomar conhecimento de toda a obra disponível no pensamento de Aristóteles.
tracking img