Sociopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociopatia
A sociopatia pode ser definida como: “transtorno da personalidade anti-social” ou “transtorno da personalidade dissocial”.
Os sociopata caracterizam-se pelo seu egocentrismo, desprezopor todo género de leis, regras e obrigações, assim como pelo bem estar alheio.
Não se trata de nenhum tipo de atraso mental, na medida em que os indivíduos sociopatas apresentam um QI normal e atéacima da média. Eis algumas característica da Sociopatia e dos traços que definem um sociopata:
Perfil do Sociopata
- Desprovidos de qualquer sentimento de remorso e de valores morais, recorrem damentira, calúnia, insultos, sedução, intimidação, ameaças e violência, para verem satisfeitas as suas vontades.
-São incapazes de ser fieis, ou leais e muito menos de amar alguém, inclusivamente osfilhos, colocando-os muitas vezes em risco.
-Não se compadecem pelo choro alheio. As manifestações emocionais das outras pessoas são-lhe completamente indiferentes. Se for preciso ainda agridem e humilhammais a pessoa que está em sofrimento, para que esta se cale, alegando precisar de silêncio.
- São covardes, porque “atacam”, sobretudo aqueles que dificilmente poderão reagir às suas agressões.Tendem a culpar as suas vítimas dos seus atos mais insanos, chamando-lhes loucas, estúpidas e outras ofensas, sublinhando que é merecedora de todo o sofrimento que lhes incute.
- Revelam uma necessidadedoentia de manipular tudo e todos. Os ciúmes doentios são uma constante. Exigem controlo absoluto do dinheiro, horários, etc. Quando perdem o comando das situações, reagem violentamente, com ataquesde fúria que se podem traduzir em agressões.
-Nos relacionamentos, (mesmo entre pais e filhos), perdem a calma com facilidade, passando rapidamente da  serenidade para a gritaria, com acessos degrande raiva. Dão pontapés e murros nas paredes, mobílias, e, eventualmente nas pessoas que os rodeiam.
-Não sentem qualquer arrependimento dos atos que comentem, mas podem fingir na perfeição uma crise...
tracking img