Sociology as history - abrams

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
                                          Sociologia histórica 


Analise do texto:                        

  Sociology as history - Abrams


Introdução


Na primeira parte do texto oautor defende que todas as acções atuais e todos os acontecimentos estão condicionados pela sua componente histórica. Afirmando até que uma explicação sociológica é necessariamente histórica. A acçãode determinado actor social, segundo o autor está intimamente ligada ao meio ambiente em que este se insere e à componente histórica que está intrinseca à sociedade onde o indivíduo sofreu todo o seuprocesso de socialização.

A Sociologia histórica assume-se cada vez mais como uma forma distinta de pensamento sociológico. 
Após as grandes mudanças da época, existe a necessidade decompreensão do processo social ou história em geral, sendo que neste caso o autor faz alusão aos fundadores da Sociologia, que em certa medida desenvolvem a ciência no sentido de dar resposta ao fenómeno daindustrialização. Para melhor compreensão da transição para a industrialização o autor enfatiza o trabalho de Marx, Weber, Durkheim.

Em relação à segunda parte do texto, uma das ideias chave é oconceito de Estado de Providência, que neste caso o autor aborda a questão a partir da perspectiva de vários autores, tais como Charles Booth e William Beveridge. Estes autores abordam o estado deprovidência tendo em conta a necessidade de medidas de bem estar e a criação de uma consciência entre políticos e legisladores, no sentido de realizar propostas de reformas com o intuito de promoção do bemestar social.

1ª parte do texto

• Efeitos da acção sobre a estrutura.

• O autor identifica três tipos de dificuldades no sentido da construção de uma Sociologia Histórica:
1. Apreocupação especifica com a transição para a industrialização.
2. Uma preocupação para traçar o padrão de liberdade e restrição envolvidos nas carreiras da vida-histórica.
3. O indivíduo como uma...
tracking img