Vxhdhfn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia: Teoria e Pesquisa 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 51-64

A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais
Maria Cristina Ferreira1 Universidade Salgado de Oliveira
RESUMO - O presente trabalho faz um balanço do estado atual da Psicologia Social, no plano nacional e internacional. Para tanto, faz uma revisão inicial das principaistendências que marcaram a evolução da Psicologia Social na América do Norte, para, em seguida, apresentar as características atuais mais relevantes dessa disciplina na América do Norte, na Europa e na América Latina. Em seguida, detém-se na análise da recente produção brasileira em Psicologia Social. À guisa de conclusão, discute os desafios futuros que se colocam à produção nacional na área dePsicologia Social, especialmente no que diz respeito a seu impacto no cenário acadêmico internacional. Palavras-chave: Psicologia Social; Psicologia Social Psicológica; Psicologia Social Sociológica; Psicologia Social Crítica.

Contemporary Social Psychology: National and International Main Trends and Perspectives
ABSTRACT – This paper revises the current state of the art of Social Psychology inBrazil and abroad. For such, it initially reviews the main trends that influenced the evolution of North American Social Psychology, and presents the most relevant current characteristics of the discipline in North America, Europe and Latin America. Then, an analysis of the recent Brazilian publications in Social Psychology is offered. In conclusion, it discusses the future challenges of Brazilianscientific production in the area of Social Psychology, especially with respect to its impact on the international academic scenario. Keywords: Social Psychology; Psychological Social Psychology; Sociological Social Psychology; Critical Social Psychology.

No decorrer de sua breve história, a Psicologia Social tem se caracterizado pela pluralidade e multiplicidade de abordagens teóricas adotadascomo referenciais legítimos à produção de conhecimentos sociopsicológicos. Tal contexto tem dificultado sobremaneira a delimitação do objeto de estudo ou mesmo dos vários objetos de estudo dessa disciplina. Contudo, o binômio indivíduo-sociedade, isto é, o estudo das relações que os indivíduos mantêm entre si e com a sua sociedade ou cultura, sempre esteve no centro das preocupações dos psicólogossociais, com o pêndulo oscilando ora para um lado, ora para o outro. Assim é que, em seus primórdios, a Psicologia Social adotou uma abordagem eminentemente molar, dedicandose prioritariamente ao estudo dos processos socioculturais e concebendo o indivíduo como integrante desse sistema. Com o passar do tempo, porém, ela foi progressivamente adotando níveis mais moleculares de análise e setornando mais individualista, ao se focalizar cada vez mais na investigação de processos intraindividuais. Em reação a tal individualização, a Psicologia Social irá assistir a outras mudanças de rumo, responsáveis pelo desenvolvimento de abordagens que se voltam novamente para a análise de eventos e processos histórica e culturalmente situados e dinâmicos. A ênfase maior dada ao indivíduo ou à sociedadefez com que diferentes autores (House, 1977; Stephan & Ste1 Endereço para correspondência: Rua Marquês de Valença, 80 Apto. 602. Rio de Janeiro, RJ. CEP 20550-030. E-mail: mcris@centroin. com.br.

phan, 1985) começassem a defender a existência de duas modalidades de Psicologia Social: a Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica. A Psicologia Social Psicológica, segundo adefinição de G. Allport (1954), que se tornou clássica, procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a Psicologia Social Sociológica, segundo Stephan e Stephan (1985), tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive....
tracking img