Sociologia001

Páginas: 16 (3838 palavras) Publicado: 19 de março de 2015
INTRODUÇÃO

Como um dos fundadores da sociologia, Durkheim se preocupava em fortalecer a sociedade que estava se enfraquecendo. O educador funcionava como um intérprete, mediador, entre o homem (em formação) e a sociedade, e tinha a responsabilidade de apresentar ao indivíduo as suas regras e normas. Para Durkheim, é a educação que mostra para as crianças o quanto a sociedade têm expectativassobre elas. Para ele, o papel do educador é formar cidadãos que tomarão parte da sociedade e não somente o desenvolvimento individual do educando, ou seja, o educador tem por finalidade transformar as crianças, seres imaturos, em seres sociais, cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

A sociologia é uma ciência que não reduz aestudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais. A sociologia estuda a forma de relacionamento entre os grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. Essaciência é significativa para a conscientização social e a formação do espírito crítico. É também uma forma de aperfeiçoar o conhecimento social, auxiliando os interessados a compreenderem melhor o comportamento dos grupos sociais. Através de pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Osmétodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (discussão detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística). A sociologia surgiu no séc. XVIII como disciplina de estudo sobre as consciências de dois grandes acontecimentos, a revolução industrial e a revolução francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedadedaquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu curso de filosofia positiva, em 1938 na tentativa de unificar os estudos relativos ao homem, como a história a psicologia e a economia. A corrente sociológica positiva funcionalista fundada por Comte foi mais tarde desenvolvida por Emile Durkheim. Outras importantes correntes sociológicas foraminiciadas por Karl Marx e Max Weber. Durkheim acreditava que a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola. Ele foi o primeiro sociólogo a afirmar que a escola é uma instituição fundamental para formação do indivíduo, pois a escola e a sociedade interagem e se completam. Segundo Poyer (2007) a escola é compreendida como uma daspartes que compõe o processo social.
A escola é  uma instituição que atendem as condições sócias e está sujeita a mudanças sempre que preciso, por isso é tida como um espaço de socialização. Durkheim entende a sociedade como um organismo funcionando em que partes, essas que se completam. Desta forma, cabe à escola formar o individuo e inserir as regras sociais através da reprodução dos hábitos evalores. Existem aspectos diferentes entre educação escolar e educação fora da escola, por isso é preciso estabelecer uma relação entre elas, já que ambas englobam o processo de socialização e cultura que buscam formar membros da sociedade. A escola, enquanto agente especializado na transmissão de modos de pensar, agir e sentir, é o objeto de estudo central da sociologia da educação. Embora asociologia da educação como campo distinto da sociologia seja relativamente recente, as suas raízes encontram-se logo nos primeiros pensadores, nomeadamente em Émile Durkheim. Para este autor, a educação é um processo que deve ser entendido como um contributo para a manutenção da ordem social. Esta perspectiva influenciou fortemente os estudos sobre a educação até aos anos cinquenta. A abordagem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!