Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia estuda cada fenômeno socias que acontece no dia-a-dia e o comportamento do individuo na sociedade. Na época medieval a imobilidade social prevalecia pois a crença "deque o mundo é assim porque deus o fez desse jeito". A partir dai, surgiu a Rev. Cientifica que possui a razão como explicação para tudo, ou seja, um saber critíco, que tudo podemudar pois precisa-se de provas para comprovar algo. Durante o séc 17, a visão do mundo como algo que é ação do homem e que se o homem fez ele pode modificar( uso da razão ) édiferente da visão de que " tudo é vontade de deus" e isso causa consequencias, dai surge a Rev. Francesa que tinha como lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Rev. Francesa foi umsimbolo da mudança da sociedade feita pelo homem pois representou a queda da nobreza pela burguesia.
Anos depois, já na era da industria, a sociedade é marcada pelo capitalismo, quetem suas bases a propriedade privada e a existencia de um mercado com transações monetarias. Resumindo: O proprietario contrata os trabalhadores para recuperar o dinheiro investidoem certa empresa (ter lucro).
Émile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia, deu como conceito da sociedade, os "Fatos Socias" que são qualquer "coisa" que exerça umacoerção sobre algum individuo e é capaz de determinar ou condicionar suas ações (Ex: Leis e Dogmas religiosos). Durkheim diz também que cada um tem seu papel na sociedade atraves da"solidariedade".
Solidariedade:
Mecânica: o coletivo define o individual, o bem estar do grupo dá sentindo e as tradições informam a direção a seguir.
Orgânica: individuo possuicaracteristicas e personalidades que o tornam único!

A sociedade acaba se constituindo pela moral e direitos.
Moral: Conjunto de principios
Direito: Conjunto de regras e normas.
tracking img