Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
A Sociologia é definida como o estudo de uma área especial da sociedade, é uma espécie de tarefa especial das Ciências Sociais. Há estudos das cidades e famílias, das relações raciais e étnicas e, naturalmente, dos estilos de pensamento.
A Sociologia foi reconhecida como campo de conhecimento explorável pelo procedimento cientifica. Como nas demais ciências,estabeleceu-se uma comunicação permanente entre pesquisadores, permitindo um grande número de princípios e informações de modo que submetesse as teorias à comparação, questionamento e revisão.
Enquanto ciência da sociedade, a Sociologia é fonte de estudos de filósofos, outros historiadores e economistas, que, entre os séculos XIV e XVIII, foram nossos percussores. Os três maiores teóricos da sociologia,que aprimoraram a ciência e deram a ela uma base e um método, ainda que de linhas diferenciadas, foram Emile Durkheim, Max Weber, e Karl Marx.
A Sociologia irá permitir que pudessem entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.
A primeira pessoa que usou esse termo foi um pensador francês Augusto Comte (1798-1857), o designou a sociologia como dasociedade. Depois de Comte, há uma tríade clássica da sociologia: Emille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Weber diz que a sociologia é “uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e com isso explica causalmente seu desenvolvimento e seus efeitos.”
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento da vida humana, que busca identificar, descrever,interpretar, relacionar, e explicar regularidade da vida social.



De modo geral existem temas específicos da sociologia. Por exemplo, sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia das organizações, sociologia da religião, enfim, muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos.
Precisamos da sociologia porque ela é umadisciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional.
A sociologia da educação tem alguns temas para estudos:
• A educação como processo social que ocorrem em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível;
• Os sistemas escolares, o seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partesocial mais global;
• A escola como unidade sociológica, lógica!;
• A e sala de aula como subgrupo de ensino lembre-se que no final do curso você estará enfrentando uma sala cheia de alunos;
• O papel do professor, ou melhor, o papel que você irá exercer como profissão daqui alguns anos.
Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisaescola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
A discussão sociologia colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertarsua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social.



Durkheim considera a moral mais importante de todos os Fatos Sociais. Afinal, para ele a moral é a base para todo o comportamento da sociedade. É ela quem sistematiza e dita às regras, ou seja, ele funciona como “um sistema de normas deconduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas circunstâncias.”
Outro ponto da teoria de Durkheim que se aproxima das discussões é o seu conceito de consciência, o qual ele divide em individual e coletiva. Por consciência coletiva ele afirma que é o “conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade e que forma que tem vida...
tracking img