Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia de Max Weber ao contrario de Durkhein ela aponta para outro modo de ver: A cociedade nao e apenas uma “coisa” ela determina o comportamenot dos individuos. Asociedade nao e aquilo que pesa sobre os individuos, mas aquilo que age com ele.
Para Weber, diferentemente das ciências naturais, para as quais os acontecimentos sãorelativamente independentes do cientista que os analisa, nas ciências sociais os acontecimentos dependem fundamentalmente da postura e da própria ação do investigador. Para Weber os“fatos” sociais não são como se fossem “coisas”. Para ele, as coisas que vemos podem ser diferentes das coisas que os outros vêm; pode ser também que as coisas que eles veemnão são coisas que nos vemos. A razão disso é que os homens vêem o mundo que os cerca a partir de seus valores.
As ciências sociais, que Weber chama de ciências da cultura, sãovistas como a possibilidade de interpretação da relação entre homens e valores da vida cultural. Para Weber a realidade é infinita, um pedaço de objeto pode ser conhecimento.O todo não pode ser tratado como uma coisa. Esse todo e feito de varias partes e nao tem como voce conecer todas elas ao mesmo tempo,pois são muitas. A sociedade para Weberela é formada por uma teia. O objeto a ser investigado tem os valores do investigador, que faz parte da sociedade. O investigador tem que levar em conta a interpretação dasaçoes e relaçoes, os valores que ele atribui ao proprio ato social e nao os seus proprios.
O ponto de partida de Weber e a ação social que ocorre quando um individuoa leva outrosem consideração, ou seja, nao pensa apenas nele proprio. Para ele devemos agir em sociedade, isso requer um poco de racionalidade pensar no que esta ao nosso redor.
tracking img