Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Jurídica. Anotações de aula

1. A função da sociologia
2. Justiça, Direito e Sociedade
3. Modelos sociais de conduta
4. Os precursores da Sociologia: Augusto Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx
5. Poder, Estado, burocracia e controle social
6. Constituição de 1988, democracia, direitos e cidadania
7. O Sistema Judicial Brasileiro
8. Gênero eDireito
9. Desigualdade social e as cotas raciais
10. Globalização
11. Sociedade de Consumo
12. Poder das Mídias
13. Direito Difusos e Coletivos

1. A função da sociologia

As ciências naturais buscam estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e comvalidade universal. As ciências naturais como a matemática, a física, a biologia, a química, visam a descoberta das leis que regulam a natureza.

As ciências sociais visam o estudo dos aspectos da convivência do homem com seus semelhantes em uma determinada organização social. O Direito, Antropologia, Economia, Sociologia objetivam a compreensão da vida em sociedade do ser humano.

O Direitobusca a pacificação dos conflitos sociais através do estabelecimento de normas jurídicas e sanções impostas pelo Estado

A Antropologia estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.

A Economia é a ciência que estuda produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

A Sociologia é a parte das ciencias humanasque estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

O estudo dos diversos aspectos sociologia utiliza o método quantitativo, qualitativo e a combinação de ambos. A partir de estudo sociológico são elaboradas teorias que explicam osfenômenos sociais.

Para que serve a sociologia?

* A sociologia nos traz a consciência de diferenças culturais que nos permite enxergar o mundo social a partir de perspectivas variadas.

* A pesquisa sociológica nos proporciona a possibilidade de avaliar os resultados de iniciativas políticas (prestação do serviço jurisdicional).

* A sociologia nos permite umautoesclarecimento, um auto compreensão.

Por que nossas condições de vida são tão diferentes das dos nossos pais e avós?

Que rumos as sociedades tomarão no futuro?

As coisas que hoje consideramos normais são o resultado de um processo histórico e social.

A imaginação sociológica nos permite ver que muitos fatos que parecem dizer respeito apenas ao individuo na verdade refletem questões mais amplas. Odesemprego além de ser um problema pessoal é também uma questão social.

A Sociologia pretende explicar o que acontece na sociedade.

Sociologia é o estudo científico da vida humana, de grupos sociais, de sociedades inteiras e do mundo humano (Anthony Giddens)

Sociologia ocupa-se ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizaçõesteóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos a interferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno).

O conceito de estrutura social é um conceito importante em Sociologia. Ele se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem em variedades aleatórias de fatos e atos; eles são estruturados, ou padronizados demaneiras distintas. Existe regularidade na maneira como agimos e nas elações que temos uns com os outros.

A Sociologia é predominantemente indutiva, isto é, parte da observação sistemática de casos particulares para daí chegar à formulação de generalizações sobre a vida social.

A Sociologia, através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da...
tracking img