Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
-------------------------------------------------
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
-------------------------------------------------
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

SUZANA SOARESRA:2315353155
CLAUDIACRUZ LIMA RA: 2324396746
GRECIANA DA SILVA RA:2304312887
FABIANA BATISTA DE MOURA RA:2324389799

-------------------------------------------------

PORTFÓLIO VIRTUAL
A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina ‘’Fundamentos Sociológicos da Educação’’, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

OSASCO
2012

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

1. CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DAEDUCAÇÃO :
Surgimento da sociologia aconteceu por vários fatos históricos como:
Alterações no processo produtivo, utilização crescente do trabalho(homens, mulheres e crianças)- sistema fabril, consolidação do sistema capitalista na Europa, Revolução Americana, Revolução Francesa, reflexões sobre a sociedade (SANT SIMON, HEGEL, DAVID RICARDO, KARL MARK. AUGUST COMTE ).
A Sociologia emerge no século XIXcomparava a sociedade à um organismo vivo de como tal era” constituído de partes integradas e coisas e que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo .(AUGUST COMTE) .Este conceito foi introduzido na sociologia, na sua formação e desenvolvimento na obra- ladivision da travail social- uma analogia da sociedade com umser vivo, justificando que assim como um corpo è composto por um sistema de órgão diferentes mas que funcionam para uma única finalidade, assim è a sociedade composta de vários setores, mas assim como um corpo funciona naturalmente ,importa que a sociedade se desenvolva natural, funcional e inevitavelmente.
ÉmileDurkheim, o criador da sociologia da educação
Para o sociólogo francês,a principalfunção do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social.

Émile Durkheim
Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foia principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algoformado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. 

Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo,melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 

Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação...
tracking img