Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia é chamada de “ciência da sociedade”, e não surgiu de repente, ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade.
Com a Revolução Americana e a Francesa, oquadro politico mundial se altera.Ja no seculo XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa ira fornecer os elementos que servirão de bases para o surgimento da Sociologia como ciênciaparticular.
Saint-Simon, G.W.E. Hegel e David Ricardo, entre outros será um elo para Auguste Comte e Karl Marx desenvolverem suas reflexões sobre a sociedade. Comte se preocupou em organizar a sociedade, queestava um caos.
A Sociologia representava para Comte, o coroamento da evolução do conhecimento, apesar de os métodos serem os mesmos de outras ciências, pois todas buscavam conhecer osacontecimentos constantes e repetitivos da natureza.
Comte escreveu grandes obras . A influencia de Auguste Comte se estende a toda tradição republicana, seja na Europa, América Latina. No Brasil, é muito clara,como se pode ver o lema “ Ordem e Progresso” em nossa bandeira nacional. E tambem se reflete a sua influência na França com Èmile Durkheim.
A Sociologia própriamente dita, origina-se das ideias dealguns pensadores, que procuraram discutir a sociedade de seu tempo, principalmente franceses e alemães, como Émile Durkheim, que procurou outorgar de modo permanente o caráter cientifico a Sociologia.Ele desenvolveu a sua obra em um período de grande crise, com a derrota franco-prussiana e o Aniquilamento da Comuna de Paris, que deixou marcas profundas e exigia uma reformulação de toda suaestrutura, já nessa época de avanço tecnológico a miséria e o desemprego eram latentes, surgindo as organizações dos trabalhadores, as greves e as lutas sociais.
Desde 1865, a Sociologia começa a dar osprimeiros passos no Brasil, mas é na década de 30 e 40 que se alicerça. Em 1933 é criada a Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP) em São Paulo, a seguir a USP e a UDF, respectivamente em 1934 e...
tracking img