Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA

Organizações são formadas por dois ou mais indivíduos, por partes interligadas, umas dependendo das outras, combinando esforços em prol de um objetivo comum. Elas existem parasatisfazer as necessidades dos funcionários, fornecedores e clientes.
Empresas são um tipo específico de organização, denominadas organização econômicas devido a transacionarem com recursos econômicos pormeio de seus clientes, os quais trocam seu dinheiro por bens ou serviços produzidos por ela, seus objetivos convergem para a maximização dos seus resultados.
Um dos objetivos do estudo da sociologiageral é o entendimento da vida humana, a pesquisa e as teorizações sobre a cultura das sociedades e a divisão em classes sociais. Também sugere medidas para intervir na sociedade.
A administração não éuma ciência, como a biologia e a física, não busca a explicação de fenômenos, suas técnicas mudam conforme a sociedade se altera.
Administrar é o ato de planejar, organizar e controlar o uso derecursos a fim de obter resultados concretos que satisfaçam as necessidades das empresas e as de seus clientes.
O administrador tem a função de influenciar e coordenar pessoas pertencentes a grupos formaise informais, precisa conhecer processos que direcionam seus comportamentos, planejar e estruturar o trabalho, para que resultados concretos sejam obtidos. Deve ser capaz de participar de equipes,sendo membro ou liderando-as, possuir boa comunicação e deve ser capaz de integrar-se em grupos.
A socialização é um processo contínuo, ocorre durante toda a vida, focando nos objetivos pessoais que oindivíduo tentará satisfazer nas organizações.
Os objetivos dos indivíduos são muito variáveis, alguns competindo entre eles, seja por destaque na equipe ou por crescimento na empresa.
Pressão técnica éa exigência que o funcionário sente para executar ou não determinado trabalho, independente da chefia ou dos companheiros.
Segundo OLIVEIRA (2005), “apesar de ser comum vermos nas unidades...
tracking img