Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o golpe militar de 15 de novembro de 1889, que depôs Dom Pedro II, o Brasil deixa de ser um Império, surgindo um novo período da história brasileira denominado Brasil República que perdura atéhoje. 
Esse período possui a seguinte divisão:

▪ República Velha (1ª República) (1889-1930) : No primeiro período, a República da Espada, predominou o elemento militar e um grande receio da partedos republicanos de uma restauração da monarquia. No segundo período, a República Oligárquica, predominou os Presidentes dos Estados, na chamada Política dos Estados, conhecida por política dosgovernadores, criada por Campos Sales, e sustentada pelo tipo carismático do "Coronel".
▪ Era Vargas : (1930 – 1945)
▪ período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos(de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Orientou-se cada vez mais para a intervençãoestatal na economia e para o nacionalismo econômico, e provocou um forte impulso à industrialização.
▪ República Populista: após renúncia forçada do Presidente Getúlio Vargas, em outubro de 1945,pondo fim a Era Vargas. O General Eurico Gaspar Dutra foi o presidente eleito e empossado no ano seguinte. Em 1946 foi promulgada nova Constituição, mais democrática que a anterior, restaurandodireitos individuais. Governaram: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
A forma de "fazer" política dessa época se apoia na imagem carismática dedeterminado político, e em seus atos populares que na visão do povo promovem um vida melhor a população, acabando por "endeusar" o governante, mesmo que esses atos ou melhoras sejam de caráter momentâneo e nãorealizem a devida e real a justiça social. A visão do populismo é sem dúvida controvertida podendo-se admitir que determinada figura da sociedade pode ser popular ou manter essa prática mas não...
tracking img