Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

1. A sociologia é o estudo dos fenômenos sociais, da interação e da organização social.
2. A sociologia é importante para cada dia de nossas vidas, pois fornece instrumentos para entender as forças externas que regulam nossos pensamentos, percepções e ações.
3. A sociologia surgiu sob as condições de mudança associadas com: a) o declínio do feudalismo e o aparecimento docomércio, da indústria e da urbanização; b) o movimento intelectual conhecido como Iluminismo, no qual a ciência e o pensamento laico sobre os mundos físico, biológico e social poderiam prosperar; e c) o choque traumático e a mudança social brusca decorrentes da Revolução Francesa.
4. O nome sociologia foi proposto pelo pensador francês, Auguste Comte, que acreditaxia que a ciência da sociedade poderiacompetir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais humana.
3. I-ierbert Spencer na Inglaterra similarmente argumentava que as leis da organização humana poderiam ser desenvolvidas. Essas leis iriam concentrar-se no crescimento e na complexidade da sociedade, visto queessas causas criavam pressões para: a) o aumento da interdependência e troca entre as pessoas e organização de uma sociedade:
e b) o aumento do uso do poder para regular, controlar e coordenar as atividades desses membros e unidades organizacionais. Spencer fundou uma teoria sociológica conhecida como funcionalismo, em que a função de uma estrutura social na manutenção da sociedade era enfatizada.6. Ëmile Durkheim adotou as idéias de Spencer, mas deu continuidade à tradição francesa de enfatizar a importância das idéias culturais para a integração da sociedade. Como Spencer, ele era um funcionalista e acreditava que as leis da organização humana poderiam ser descobertas, mas acrescentou à teoria de Spencer a importância de se descobrir as causas e funções dos símbolos que buscam integrar asociedadc.
7. Karl Marx, um alemão que foi expulso de sua terra natal e que acabou se estabelecendo na Inglaterra, enfatizou a natureza contraditória da sociedade, inspirando uma teoria conhecida como a teoria do conflito ou sociologia do conflito. Na opinião de Marx, as desigualdades na distribuição de meios de produção armam o palco para a transformação da sociedade, pois as pessoas sem osmeios de produção se organizam para entrar em conflito com aquelas que controlani a produção, que detêm o poder, e que manipulam os símbolos culturais para legitimar seus privilégios. Ao contrário de Comte, Spencer e Durkheim, Marx não acreditava no desenvolvimento de leis gerais para a organização humana.
8. Max Weber, outro importante fundador alemão da sociologia, engajou-se num diálogo vitalíciomas silencioso com Marx, enfatizando que a desigualdade é multidirnensional e não exclusivamente baseada na economia, que o conflito é contingente em condições históricas e não é o resultado inevitável e inexorável da desigualdade, e que a mudança poderia ser causada pelas “idéias” assim como a base material e econômica de uma sociedade. Ele também realçou que a sociologia deve olhar tanto para aestrutura da sociedade como um todo para os significados que os indivíduos conferem para essas estruturas. Como Marx, ele duvidava de que houvesse leis gerais da organização humana, mas, ao contrário de Marx, ele sentia que é necessário que sejam isentas de juízos de valor, ou objetivas, na descrição e análise dos fenômenos sociais.
9. A sociologia norte-americana antiga adotava as idéiaseuropéias para problemas específicos associados com a urbanização e a industrialização, mas de fato iniciou duas importantes tendências: a) o uso ampliado das técnicas estatísticas, quantitativas; e b) a proposta teórica conhecida como Interacionismo, em que a ênfase é dada aos processos que sustentam e transformam a sociedade, através de interações face a face.
1(1. A sociologia é agora uma área...
tracking img