Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. Temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. . . . . . . . . . . . . . . . . .3 |
2. A realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais. . . . . . .3 |
3. Argumentações em relação às questões: Trabalho, Consumo e Sociedade. . . . . . . . . . 5 |
4. Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual? . . . . . .. . . . . 6 |
5. Situações cotidianas de desigualdade social. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 |
6. O mundo moderno e a sua consequência. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .11 |
7. BIBLIOGRAFIA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13 |
|

1 –TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
CULTURA: São todos os hábitos de vivência de uma sociedade como suas vestimentas, línguas, danças, alimentação e crenças, enfim tudo que é adquirido ao longo do tempo que caracterizam um determinado povo ou uma sociedade a qual são repassadas de pai para filho, a fim de manter a identidade de cada uma. E também transmitida entregrupos, e vai se transformando de acordo com suas necessidades, mas nunca perdem sua essência.
INDIVÍDUO: É aquele que faz parte ou constitui uma sociedade, com imposições oferecidas pelo meio social em que vive onde grande parte de crenças, costumes, normas morais e maneiras de agir já se encontram estabelecidos pela consciência dos indivíduos, e os que vêm depois são condicionados a receber e manteressas normas e condutas.
SOCIEDADE: Lugar comum em que ocorre a interiorização da realidade de cada indivíduo sua primeira socialização se faz na infância, quando é introduzida a sociedade e passa viver uma realidade, onde adquire conhecimento de seu papel e dos outros e constrói sua personalidade através de reflexões com o que vê e convive.

2 – A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA E SUAEXISTÊNCIA NOS DIVERSOS SEGMENTOS SOCIAIS
O autor nos mostra que o homem não nasceu pra viver isolado e sim em sociedade, pois desde o principio ele aprende e constrói de maneira clara e soberana o ambiente em que vive e necessita de outros para que sua cultura e dogmas se propaguem. O principal criador de personalidade do homem é a família, local esse onde ele aprende os princípios de se viver emsociedade e tem a primeira impressão do que é um grupo social, à medida que vai tendo o complemento do seu desenvolvimento, vai também sendo socialmente formado. Os mesmos processos sociais, que levam a formar o caráter de cada indivíduo que é uma espécie de identidade particular, e que o difere um do outro. A identidade começa a nascer devido à localização que a pessoa tem em determinado grupo e estadosocial em que vive. Os processos de formação da identidade são processos que acontecem naturalmente na sociedade.
A sociedade é uma realidade objetiva em que o homem é um produto social do meio. Devemos considerar que cada indivíduo vê seu mundo social de acordo com a sua própria construção, ou seja, por tudo que lhe foi apresentado na formação de seu caráter e o mundo se torna de exatamentecomo ele o vê.
Todas as experiências humanas são consideradas relevantes para qualquer grupo ou indivíduo, pois todas são mantidas nas memórias e refletidas nos grupos, por isso a linguagem é a melhor forma de transmissão de relatos de vida, pois, quem não vivenciou determinado fato não possa ter a possibilidade de entender o que cada um passou, mas com o tempo ou repetição dessas experiênciasvão servindo de exemplos para gerações futuras e com isso começa a surgir as tradições e ensinamentos.
As organizações sociais são fundamentações para uma legitimação social, pois tal mecanismo é a base para organização das atividades humanas, pois, nas instituições que são reveladas as necessidades que tem o homem de trabalhar, onde há confronto de teorias e divergências em que cada um...
tracking img