Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Espírito Santo na História do Cristianismo

Joacir Soares d'Abadia e Flávio Luis Soares

Introdução

O Espírito Santo se faz presente na obra da criação, assim como também em toda história da Salvação. Podemos fazer referencia ao Espírito de Deus desde as primeiras linhas da bíblia, no hino do Deus criador de todas as coisas celestes e terrestres, a que se enquadra principalmente o homeme a mulher como ponto culminante de toda criação, dando ênfase ao principio que da vida e existência a tudo, com que se refere o livro do Gênesis: "O Espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas" (Gn 1,2), o Espírito que move, transforma e renova todas as coisas.Esse mesmo Espírito que se manifestou no decorrer da história, falou através de nossos primeiros pais na fé, seguindo atravésdos profetas, chegando à plenitude do tempo, quando "Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam sob a lei, a fim de que recebêcessemos a adoção filial. E porque sois filho, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu filho, que clama : Abba, Pai!" (Gl 4, 4-6).

Tendo consistência nesta pequena introdução, queremos apresentar os fatoshistóricos sobre o Cristianismo, que se constituem pela ação do Espírito Santo, como terceira pessoa da Santíssima Trindade, Deus uno e trino, evidenciando também a sua presença e a sua manifestação no decorrer da história cristã. Eles eram enviados pelo Senhor Jesus, para proclamar aos outros a Boa Nova. Assim como o Pai enviou o seu filho ao mundo, do mesmo modo os discípulos e os discípulos dosdiscípulos sentiam-se mandados, enviados.Assim como a Missão de Cristo provinha do Alto, eles também iam para os outros.

O Espírito Santo suscitou novas lideranças na adesão ao evangelho de Jesus Cristo. É só ter presente os Atos dos Apóstolos e perceber como a comunidade crescia em número pelas adesões que ocorriam (At 2,47). Nesse sentido percebemos que os discípulos tinham consciência de que nãoestavam sozinhos, mas contavam com a presença do Espírito Santo atuando na vida da comunidade cristã, como foi dito pelo próprio Jesus a seus discípulos: "E eis que eu estarei convosco todos os dias , até a consumação dos séculos!" (Mt 28,20).

1. O Espírito Santo na História do Cristianismo

1. 1 A Ressurreição e Pentecostes

Em virtude de missão, dois acontecimentos foram essências para acomunidade primitiva: a Ressurreição de Jesus e Pentecostes. A morte de Jesus trouxe desânimo à vida dos discípulos. Lucas diz que pessoas ligadas ao discipulado de Cristo voltavam para casa tristes e em seu rosto refletiam isso. "Esperávamos a libertação de Israel" (Lc 24,21) manifesta muito bem o ânimo de vida em quase todos os discípulos. Muitos não admitiam que Jesus passasse pela cruz; isso eraalgo inconcebível para a mentalidade judaica e de seus discípulos (Mt 16, 22-23). Alguma coisa, no entanto, modificou tal situação de desânimo em que eles estavam. Aconteceu uma transformação: a ressurreição de Jesus (Mt 28,6), portanto, as promessas de Deus eram cumpridas em Jesus. E ligada à ressurreição, a comunidade transformou-se com a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes (At 2). Esseacontecimento inaugurou o nascimento oficial da Igreja em Jesus Cristo, o novo povo de Deus que mais tarde, no decorrer da história nas perseguições, serão denominados pelos perseguidores de Cristãos.

A descida do Espírito Santo, evento prometido para o final dos tempos, possibilitou vida nova, no anúncio do Ressuscitado para o mundo. O Espírito Santo é conferido aos apóstolos e eles conseguemcomunicar-se com "partos, elemitas, medas, e habitantes da Mesopotâmia, da Judéia, da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia vizinha a Cirene, estrangeiros de Roma" (At 2,9-10). A Missão dos Apóstolos com a difusão do Evangelho de Cristo e também obra do Espírito Santo, porque ele esteve sempre presente na vida e Missão do Filho: na Igreja nascente ele...
tracking img