Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. O seu objetivo de estudo é o nosso próprio comportamento como seres sociais. A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e por que agimos e como agimos.
Estrutura social: o conceito se reflete ao fato de que os contextos sociais de nossas vidasnão consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações, eles são estruturados ou padronizados de formas distintas.
Grupo Social: é a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo com as outras, e por isso são capazes de ação conjunta, visando um objetivo comum. Ex: grupo familiar, grupo profissional, grupo educativo.
Características de um grupo social:
Pluralidade deindivíduos: há sempre mais de um indivíduo no grupo, coletivismo;
Interação Social: os indivíduos comunicam-se uns com os outros;
Organização: todo grupo, para funcionar bem precisa de uma ordem interna;
Objetividade e exterioridade: quando uma pessoa entra no grupo ele já existe, quando sai ele permanece existindo;
Objetivo comum: união ao grupo para atingir osobjetivos dos mesmos;
Consciência grupal ou sentimento de “nós”: compartilham modos de agir, pensamentos, idéias, etc.;
Continuidade: é necessário ter certa duração, não deve aparecer e desaparecer com facilidade;
Classificação dos grupos sociais:
Grupos Primários: predominam os contatos primários, mais pessoais, diretos, como família, os vizinhos, etc.;
GruposSecundários: são mais complexos, são grupos grandes cujas relações são apenas formais e institucionais, como as igrejas, neste caso, realizam-se de forma pessoal, mas de maneira indireta como cartas, telegramas, e-mail, telefonemas, etc.;
Grupos Intermediários: são aqueles que se alternam e se completam as duas formas de contato sociais (primário e secundário). Ex: escola.
Outras formas deagrupamentos Sociais:
Agregados Sociais é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Ex: multidão, público e massa.
*Multidão características: falta de organização - não possui um conjunto de normas. Anonimato – não importa quem faz parte da multidão. Objetivos comuns – os interesses, as emoções e os atos têm o mesmo sentido.Indiferenciação – todos são iguais perante a multidão, não há espaço para manifestar as diferenças individuais. Proximidade física: os componentes da multidão ficam em contato direto e temporário uns aos outros.
*Público: é um conjunto de indivíduos que seguem os mesmos estímulos. Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida através dos diversos meios de comunicação. Pode ser um conjuntode pessoas que assistem efetivamente a um espetáculo, a uma reunião, auditório.
*Massa: é formado por um grupo relativamente grande de pessoas, separadas e desconhecidas umas das outras, recebem opiniões formadas através dos meios de comunicação de massa.
Diferença entre público e massa: Público recebe opinião e pode dar opiniões. Massa predomina na comunicação de massa transmitidapelos meios de comunicação.
Mecanismo de sustentação dos grupos sociais
Liderança ação exercida por um líder, espírito de chefia. Tipos: liderança institucional, autoridade varia de acordo com a posição social ou do cargo que ocupa no grupo. Ex: gerente, pai. Liderança pessoal: autoridade varia de acordo com as qualidades pessoais do líder. Ex: iniciativa, atitude.
Normas sãoregras de comportamento que contém os valores de uma cultura. Valores e normas trabalham em conjunto para formular limites de comportamentos para os membros de uma determinada cultura. As normas sociais são regras de conduta de uma sociedade.
Sanção Social pode ser uma recompensa ou punição determinada pelo grupo para o individuo de acordo com seu comportamento social. Aprovativa quando vêm...
tracking img