sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade da página 238
1-) De acordo com Merton é incorreto afirmar que a criminalidade é sempre resultado da pobreza, pelo contrario, Merton afirma que o crime é explicado por uma situação deanomia nas sociedades contemporâneas, uma distorção entre desejos de consumo e a possibilidade de satisfazê-los, por parte dos grupos mais pobres, mas isso não quer dizer que a criminalidade seja umapratica exclusiva dos mais pobres, já que as classes mais altas da sociedade também praticam crimes como a corrupção.
2-) A “inconsistência estrutural’’ que está relacionada a grande parte dos crimesna sociedade capitalista são as exigências incompatíveis para os indivíduos situados nas camadas inferiores da estrutura social, já que de um lado, a eles se pede que orientem sua conduta em direção aexpectativa da grande riqueza e, de outro lado, a eles se negam, em larga medida, as oportunidades efetivas de assim fazer dentro das instituições vigentes. Ou seja, as pessoas das camadas inferioresnão tem condições de atingir essas exigências.
3-) Para Merton a relação existente entre crime e pobreza é que como nas sociedades capitalistas existe uma hierarquia de classes sociais, de acordocom a qual os grupos subalternos não conseguem satisfazer seus desejos de consumo, a reação dos grupos mais pobres da sociedade é praticar crimes violentos criando uma situação de anomia. Portanto, pornão terem condições de se satisfazerem eles tem a necessidade de cometer crimes.
4a-) A partir da leitura do conceito de anomia no dicionário e da leitura do texto “ O que são crime e criminalidade”, podemos dizer que anomia é quando não há presença, na sociedade, das normas que regem a conduta dos homens e asseguram a ordem social.
b-) A pobreza pode ser determinante para a formação de umasituação de anomia quando as leis passam a ser desrespeitadas e ignoradas, ou seja, quando o desejo das pessoas de classes mais baixas não são satisfeitos, como dito nas questões 1 e 2. Tendo com...
tracking img