Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura
Conceito sociológico de cultura
Todos nós somos seres sociais integrados numa sociedade onde partilhamos todo o conjunto de princípios que garante a nossa coesão e unanimidade em torno de diferentes situações com que nos confrontamos.
A cultura separa-nos da natureza, afastando-nos dos restantes animais. Somos seres dotados de cultura e não simples animais com cultura. A culturacontribui para a satisfação das nossas necessidades, afastando-nos do estado animalesco, ela reúne normas, princípios, crenças e valores que nos ajudam a solucionar cada situação que enfrentamos; a vida em grupo exige partilha de uma cultura, é pela cultura que o grupo se exprime e realiza é ela que identifica e distingue as sociedades.
Em sentido Sociológico a cultura traduz “Tudo aquilo que oHomem acrescenta à natureza ou tudo aquilo que é apreendido e partilhado por todos os membros de uma comunidade”. Por isso todas as sociedades humanas produzem-na e vivem-na (não há Homem nem sociedade com cultura). Esta definição de cultura difere da definição popular como “erudição que é adquirida pela educação”. Este modo será apenas característico de uma minoria social. Ser culto é ter umaeducação apropriada para resolver deferentes situações.

Cultura e herança biológica
O SER HUMANO NÃO É APENAS SER BIOLÓGICO. O SER HUMANO NÃO É APENAS SER CULTURAL.
EXISTE, NO INDIVÍDUO, UMA DIMENSÃO HERDADA GENETICAMENTE E UMA DIMENSÃO APRENDIDA. É ESTA ÚLTIMA DIMENSÃO QUE NOS DISTINGUE DOS ANIMAIS IRRACIONAIS E QUE ESTÁ NA BASE DO CONCEITO DE CULTURA.
CULTURA É APRENDIZAGEM.
O MESMO ATO PODE serBIOLÓGICO e PODE REVELAR CULTURA:
VEJAMOS:
O CHORO: NÃO É EXCLUSIVO DE QUALQUER GRUPO. É INSTINTIVO. O BEBÉ QUANDO NASCE, CHORA. CONTUDO QUANDO DIZEMOS QUE “HOMEM NÃO CHORA” OU QUANDO REFREAMOS O CHORO JÁ ESTAMOS A REVELAR UMA FORMA DE AGIR, PENSAR OU SENTIR TÍPICA DO GRUPO SOCIAL A QUE PERTENCEMOS.
A ALIMENTAÇÃO: É UM ATO BIOLÓGICO, POIS DELE DEPENDE A SOBREVIVÊNCIA. É UM ATO CULTURAL QUANDOEVIDENCIAMOS FORMAS GRUPAIS DE DESENVOLVER ESSE ATO (O QUE COMEMOS, QUANDO COMEMOS…) ENTÃO JÁ ESTAMOS A FALAR DE UM ESTADO DE CULTURA.


Cultura e Subcultura
No seio das culturas dominantes encontramos grupos restritos (ciganos, emigrantes e jovens) que comungam traços culturais destintos do da cultura dominante (gostos, estilos e tipos de linguagem…) Estes não entram em conflitos com a culturadominante sendo aceites e toleradas por esta. Este fenómeno designa-se por Subcultura. Este fenómeno distingue-se da contracultura enquanto fenómeno cultural em permanente conflito com a cultura dominante.
Elementos da cultura
De qualquer cultura fazem parte dois traços fundamentais: material e espiritual.
Os elementos materiais dizem respeitos aos utensílios\instrumentos de trabalho, obrasrealizadas e técnicas com as quais o homem domina a natureza e satisfaz as suas necessidades. Estes elementos estão diretamente relacionados com o meio ambiente, adaptando-se á natureza para podermos moldar em nosso proveito. Podem ser variáveis de grupo para grupo ou de uma região para a outra. Elementos da cultura portuguesa: filigrana, cozido à português, papas de sarrabulho, galo de Barcelos,vinho do Porto, louça de Viana, Bandeira (vermelha, verde), Hino, “A Portuguesa”.
Os elementos espirituais e imateriais abrangem as normas, os valores, as crenças, os costumes, as ideias, a moral e a religião que moldam a nossa existência e lhe confere um sentido. Toda a nossa vivência social seguia por esses princípios normativos.
Estes dois elementos de uma cultura correlacionam-se,interagindo dialeticamente um com outro, não são autónomos, condicionam-se reciprocamente. Os elementos espirituais e materiais formam um todo com sentido. A desarticulação entre estes dois elementos pode conduzir à destruição de uma cultura. Elementos da cultura portuguesa: fado, religião católica, fé em Fátima, Festa das Cruzes, casamentos de Santo António, festas populares (S.Martinho, Sr....
tracking img