Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde já, posso imaginar que você está se perguntando em que medida a sociologia pode lhe ajudar se você vai ser professor do ensino fundamental, não é mesmo? Afinal, a sociologia parece ser uma disciplina de gente que só vive para estudar... Coisa de intelectual avançado... Algo do tipo: você mesmo!!! É isso aí!
A sociologia irá permitir que possamos entender melhor a função da educação e suarelação com a sociedade e a cultura.
O que é sociedade? Um pergunta muito fácil... Mas de resposta complexa. Não podemos nos permitir em acreditar que sociologia se resume em um aglomerado de pessoas que convivem num ambiente comum. Só para termos um exemplo, dá uma olhada no dicionário mais próximo que você tem... Encontrou diferentes conceitos? Qual você adotaria?

Analisemos uma coisa: todasas pessoas têm um conceito de sociedade. Afinal, ela é bem conhecida, pois todos os seres humanos vivem em uma. Até os animais vivem em sociedade.
Mas, o interesse aqui é tratar da sociedade de seres humanos.
Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos ecostumes.
Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades. A primeira pessoa que usou esse termo foi um eminente pensador francês chamado Auguste Comte (1798-1857), o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, há uma tríade clássica da sociologia: Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber, os quais chamaremos pelo sobrenome. Deixemos a intimidade, dechamar pelo primeiro nome, aos brasileiros.
Pois bem, Durkheim conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade [2]". Weber por sua vez, disse que a sociologia é “uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar causalmente seudesenvolvimento e seus efeitos [3]".

Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que buscaidentificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.

Dentro das ciências sociais, existe a sociologia geral e as sociologias especiais. A primeira trata de assuntos sociais de modo geral enquanto que a segunda especializa-se em um tema específico. Por exemplo, existea sociologia do conhecimento, sociologia da educação, sociologia das organizações, sociologia da religião, enfim, muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações nesse mundo que habitamos. Portanto, pelo grau de complexidade que reside no ser humano, a ciência social foi obrigada a se especializar e subdividir-se um pouco.
Ainda assimvocê deve estar perguntado sobre a finalidade da sociologia para educação... tudo bem, vamos com calma que estaremos explicando logo a seguir. Mas, antes de prosseguir, pergunte a si mesmo: qual o motivo de estudar sociologia em um curso de licenciatura? Se estivéssemos falando só com o Curso Normal Superior era bem fácil de responder, porque essa disciplina é da área de ciências humanas... Mas sevocê é do curso de Física ou Química, tudo isso pode parecer uma grande perda de tempo, não é mesmo? Mas, antes de chegar a essa conclusão eu peço que você, preste muita atenção no seguinte: independente da área de atuação profissional, cada um de vocês [alunos] serão professores e estarão educando outros seres humanos que possuem uma subjetividade e que, vocês, isso mesmo, vocês serão os...
tracking img