sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Francesa Revolução Americana

- Liberdade, Igualdade e Fraternidade- Vida, Liberdade e Prosperidade

As Revoluções Francesa e Americana motivados pelo desejo de criar uma constituição que proclamasse direitos humanos inalienáveis empraticamente sobre todas as esferas do governo e dos poderes.
Na frança, a revolução foi feita pelo Terceiro Estado que representava tonto a burguesia quanto a o povo humilde (camponeses eartesãos basicamente), povo ganhou mais autonomia , a vida melhorou significativamente onde seus direitos passaram a ser respeitados.
Enquanto na Revolução Americana foi uma luta pelaindependência de uma outra nação e pela criação de sua identidade, ser livre para as colônias americanas significava, antes de tudo, ruptura política com as tradicionas metrópoles.
AsRevoluções Francesa e Americana, forão importantes março na história moderna da nossa civilização. Se iniciaram pelos ideais iluministas e lutaram pelo fim do sistema absolutista e o privilégio dosnobres, traziam uma forma política própria; a Francesa o Estado Nação, que foi uma revolta das classes mais baixas dentro do seu próprio país; a Americana fez opção a Sociedade Civil sendo uma revoltadas colônias contra um rei estrangeiro.
Embora a Revolução Americana avançar a um objetivo fixo e definido a Revolução Francesa nunca teve esse propósito no âmbito social, marcada pelapresença de grupos que, mesmo que semelhantes não eram idênticos - os jacobinos, os gerôndinos e os sanscullottes, estes grupos possuíam concepções próprias o que por vezes, levou a conflitos entre eles,de definir um objetivo e em vez de avançar numa direção, preciptou-se tumultuosamente em milhares de direções que acabou também influenciando em outras nações, como no Brasil pela Inconfidência...
tracking img