Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |

[pic]
Rua Brás do Amaral, Paripiranga (BA), s/d..






40%
COMPETÊNCIAS


Identificar o processo de surgimento e desenvolvimento da sociedade;
Caracterizar os tipos de sociedades.


[pic]


“Toda comunidade é uma sociedade, mas nem toda sociedade é uma comunidade”.
Ferdinand Tönnies


Texto 1
Doestado de natureza a sociedade: conceitos e percepções elementares
Do estado de natureza a sociedade: conceitos e percepções elementares
José Marcelo Domingos de Oliveira
Professor da Faculdade AGES
Doutor em Ciências Sociais (UFRN)




Etimologicamente, sociologia é a ciência que estuda a sociedade. Mas, essa definição é muito genérica. O individuo mais atento irá questionarsobre a sua origem, características, tipologia, entre outros aspectos que conduzem a uma reflexão sobre as razões da existência da vida em um espaço cooperativo, em que a interação é um padrão comum e essencial para assegurar a sobrevivência do grupo.
Segundo dados arqueológicos, o ancestral mais antigo é o Australopitecineos, que viveu na África, por volta de 4,5 milhões de anos. Descobertafeita por Tim White em 1994 na região de Middle Awash na Etiópia. Enquanto o Australopithecus anamensis, que data de 4,2 milhões de anos foi descoberto também em 1994 por Maeve Leakey em Kanapoi e Allia Bay, situados ao norte no Quênia. Entre as características dos australopitecos destacam-se: 570 cm3 de massa encefálica, o fato de caminhar ereto e possuir dentes molares. Um indicativo de queconsumiam frutas, raízes e sementes. Além de algumas espécies de pequenos lagartos. Esses nossos parentes longínquos povoaram a Terra até 250 mil anos. Seu desaparecimento ainda é um mistério para a ciência.
Há cerca de 200 mil anos algo aconteceu na África e o sinal dessa mudança é o aparecimento de vestígios de atividade racional. Isso pode ser comprovado pelos estudos desenvolvidos na Universidadede Berkeley (Califórnia) por Allan Wilson e colaboradores com base no estudo de DNA mitocondrial que localiza a Eva genética há 190 mil anos. Enquanto, Peter Underhill e Peter Oefner utilizando em suas pesquisas o DNA do cromossomo Y calculam que Adão viveu há 144 mil anos.
Mas, do ponto de vista comportamental vivia basicamente de coleta e caça, com ferramentas produzidas a partir de lascas depedras e, aparentemente não enterravam seus mortos de forma ritual, com ausência de manifestações artísticas. Estilo de vida que Walter Neves (2008), acredita que o homem manteve até 45 mil anos atrás, apesar de achados na África apontarem para uma datação em torno de 80 mil anos (pontas de arpão no Congo e bastão pigmentado e colar na África do Sul).
O homem moderno introduziu uma série demodificações comportamentais que propiciaram avanços tecnológicos significativos, a exemplo da expressão simbólica, consciência do eu, com consequente representação do mundo exterior e interior. É o período do desenvolvimento da tecnologia lítica, fabricação de utensílios, esculturas e adornos, além de arte rupestre, sepultamentos rituais e caça de presas maiores.
O advento da caça constitui-se umelemento importante para o desenvolvimento do homem. Esta atividade impôs a aquisição de habilidades, por exemplo, planejamento das estratégias de captura de animais, cooperação entre indivíduos, ajuntamento, capacidade de raciocínio, com consequente desenvolvimento da memória e da linguagem. Estes dois últimos agindo de forma articulada como premissa para a garantia da sobrevivência do grupo.Mas o que contribuiu para que o homem alcançasse essa fase? Possivelmente, a linguagem. Impressionante instrumento de comunicação que permitiu o estabelecimento de pequenos grupos e a transmissão de conhecimentos. Assim, Cavalli-Sforza (2003) acredita que a linguagem e o desenvolvimento da navegação impeliram o homem para fora da África, por volta de 100 mil anos, em direção ao Oriente Médio e,...
tracking img