sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

 
WEB-AULA 1 – Comunicação, linguagem e língua 
 
Desenvolvimento da linguagem 

 
“Por isso, deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.” (Gênesis, 11;9) 

Independente da crença de cada um é fato que, em algum momento de sua evolução, o homem sentiu necessidade de se expressar,de se comunicar com seu semelhante, indo além de gritos e gestos, prováveis formas de comunicação pré-históricas.  

 
Os antropólogos supõem que a comunicação entre os pré-hominídeos e hominídeos era semelhante à dos demais mamíferos (gritos, urros, grunhidos, rosnados e determinadas posturas corporais que traduziam a necessidade de comer, de acasalar, de brincar e também revelavam ameaça ouperigo. Gradativamente, com o aumento de sua massa cerebral, o que era uma linguagem natural dos pré-hominídeos e primeiros hominídeos passou a ser uma linguagem intencionalmente imitativa dos sons emitidos pelos animais e dos sons da natureza.[...] 
A complexificação dessa linguagem onomatopaica, assim como a sofisticação da linguagem corporal, permitiu que esses grupos desenvolvessem regras deinterpretação comuns e complementassem o entendimento dos meros sinais naturais com a instituição de símbolos que procuravam determinar a que grupos pertenciam, a definir certa orientação para as caçadas, a delimitar fronteiras e, até mesmo, para expressar as relações de poder. 
Disponível em: http://www.scribd.com/doc/932718/Historia-da-comunicacao-humana. Acesso em: 07 set. 2010. 

 
 

  
Acredita-se que a fala foi desenvolvida entre 40.000 e 10.000 anos atrás e, por meio dela, o homem, já possuindo grande desenvolvimento cultural, pode narrar a seus descendentes tudo aquilo que aprendera pela tradição oral de sua comunidade. 
 
Mas isso não era suficiente: a memória falha, as palavras se perdem no vento... Assim, numa tentativa de registrar suas histórias e feitos, os homenspré-históricos utilizaram-se de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre). 
   
Por volta de 4.000 a.C. desenvolveu-se a escrita cuneiforme pelos sumérios, os quais cunhavam-na em placas de barro. Nessa mesma época, os egípcios antigos desenvolveram as escritas demótica e hieroglífica. 

 

 
 
O alfabeto que conhecemos e utilizamos tem origem, principalmente, nofenício, que se estendeu pelos povos da Ásia a partir do século XV antes de Cristo. Progressivamente, o alfabeto fenício foi adaptado na Grécia. Na Itália, o alfabeto grego influenciou bastante o abecedário etrusco, que, por sua vez, originou o alfabeto latino (séculos VII a III antes de Cristo). E chegamos ao século XXI nos comunicando via rádio, televisão, telefones móveis e internet!  
A comunicação 
 
 Se o ouvido humano pode ser comparado ao receptor de rádio, capaz de decodificar as ondas eletromagnéticas e recodificá-las como som, a voz humana pode ser comparada ao transmissor de rádio, ao traduzir o som em ondas eletromagnéticas. O poder da voz em moldar o ar e o espaço em formas verbais pode ter sido precedido de uma expressão menosespecializada de gritos, grunhidos, gestos e comandos, de canções e danças. As estruturas dos sentidos projetadas nas várias línguas são tão diversas como os estilos na moda e na arte. Cada língua materna ensina aos seus usuários um certo modo de ver e sentir o mundo, um certo modo de agir no mundo – e que é único. (MACLUHAN, 1995, p.98)  

 
No dia-a-dia, as pessoas costumam utilizar os termos linguagem,língua e fala designando uma mesma realidade, contudo, do ponto de vista linguístico, esses temos apresentam contornos bem delineados. Entretanto, antes de abordá-los separadamente, convém observar que esses três conceitos fazem parte de algo maior: o processo da comunicação humana.  

São várias as formas pelas quais podemos nos comunicar: escrita, gestos, telefone, e-mails, cartazes etc....
tracking img