Sociologia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este ensaio apresenta as formas que a sociologia atua e é aplicada no contesto da sociedade.
O ensaio apresenta conceitos de sociologia, devido a método avaliativo da disciplina de Fundamentos de Ciências Sociais.
O ensaio nada mais é que um artigo em aprendizado, a fim de aprimorar a utilização de normas técnicas e habituar o aluno acadêmico ao seu uso, foi desenvolvido estemodelo para praticar este item tão exigido.
E exposto a seguir a explanação do significado da Ciência Sociologia, seus campos de atuação, como as massas populacionais a interpretam e relacionam seu significado, sua importância na sociedade atual, sua fundamentação histórica e apresentação de seus conceitos e teorias.
Desse modo, o objetivo proposto para a realização deste ensaio foi:Proporcionar a compreensão da Ciência Sociologia e sua atuação na sociedade.

2 SOCIOLOGIA E A SOCIEDADE
2.1 SOCIOLOGIA E SENSO COMUM

A Sociologia pode ser definida por qualquer indivíduo integrante de uma sociedade, pois seu significado está associado ao comportamento humano e a vida social. A sociologia é citada na sociedade com explicações diferentes pela população, cada individuo possui diferentesteses explicativas para o comportamento humano na sociedade e as explicações diferenciam entre cada indivíduo. Isso demonstra que cada pessoa é um “sociólogo” espontâneo, porém sem conhecimento científico, as explicações obtidas por estes indivíduos são do senso comum, ou seja, é um conhecimento vulgar, que é adquirido durante a vida dos indivíduos em sociedade, e muitas vezes fundamentado empreconceitos e hipóteses falsas baseados no imaginável da espécie humana o que as vezes torna-se instrumento de defesa ou interesse de categorias sociais.
O senso comum não se equipara a Sociologia cientifica, mas fornecem respaldo a alguns sociólogos a extrair explicações para desenvolver e formular suas teorias, não por ser confiável, mas por fazerem parte da sociedade.
A Sociologia comoqualquer outra ciência pode errar em suas explicações, mas não se fundamentam somente a partir do senso comum, pois ela não tem a veracidade que muitos acreditam que tenha. A Sociologia ciência é mais confiável que as formulações de teorias do senso comum, pois sociólogos procuram se cercar de cuidados para formular suas teorias.


2.2 SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA .

A Sociologia, por muito tempo foiconsiderada uma “ciência que estuda a sociedade humana”, uma definição simples e enganosa, mas hoje nenhum sociólogo a definiria assim. A Sociologia é uma ciência.
No século XIX, antes de Auguste Comte inventar a palavra sociologia e denominasse a nova ciência a aplicação do principio cientifico aos conhecimentos dos fenômenos da natureza aos conhecimentos da sociedade; Alguns filósofos comoAristóteles e Platão se ocuparam a explicara respeito, mas as teorias feitas eram diversas, as reflexões filosóficas se diferenciam das teorias Sociológicas, então afirmou-se que a Sociologia é uma ciência significativa e se difere da Filosofia Social.
Em um segmento da Filosofia a - ética social, fala sobre o que é certo e o que é errado para a sociedade e para o homem, já a sociologia não julga estevalor.
A ciência da Sociologia, como qualquer outra ciência, segue alguns princípios gerais, mesmo tendo características particulares dos fenômenos sociais. A Sociologia apresenta um sistema de conceitos, hipóteses e teorias, que há ligação de idéias entre elas, tendo como objetivo sempre a coerência.
O conhecimento científico tem por objetivo ter como resultado uma seqüência de fatos queexplique a realidade, essas explicações se tornar previsão, sendo ela uma ferramenta de controle, que aplicado a sociedade se torna um instrumento de intervenção social, como exemplo o planejamento social, esta modificação ou intervenção para resolução de problemas social também chamada de Sociatria, criada por Auguste Comte.
A Filosofia Social é uma ciência dedutiva, que parte da formulação de...
tracking img