Sociologia segundo karl marx, max weber e émile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – As brincadeiras infantis para o desenvolvimento cognitivo da criança
Celso Antunes relata (p.36)em seu livro que acreditava-se que toda aprendizagem ocorria pela repetição e que os alunos que não aprendiam eram responsáveis por esta deficiência e, portanto, merecedores do castigo da reprovação. Hoje sabemos que o ensino aprendizagem ocorre através da transformação, que acontece pelaação facilitadora do professor, do processo de busca do conhecimento, do construir junto com a criança, pois ninguém é dono de uma verdade absoluta. As experiências e descobertas, muitas vezes concedidas por materiais e jogos lúdicos, passou a ser um desafio à competência do professor. É nesse contexto que o jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõeestímulo ao interesse do aluno, desenvolvendo níveis diferentes de sua experiência pessoal e social.
O jogo ajuda a construir novas descobertas, não existindo um limite para este, e sim a criação e novos conhecimentos que despertarão o interesse do aluno .
Está se perdendo no tempo a época em que se separava a “brincadeira”, o jogo pedagógico, da atividade “séria”. De Huizinga a RogerCaillois, de Heidegger a Georges Bataille, de Montaigne a Frobel , de Konrad Lorens a Gardner , alguns dos mais destacados pensadores do nosso tempo demonstraram grande interesse pela questão lúdica e pelo lugar dos jogos e das metáforas e no fenômeno humano e na concepção de mundo. Muitos estudiosos concordam em compreender o jogo e que nele contém enigmas da vida e também o construir um momento deentusiasmo e alegria.
Em síntese, o jogo é o melhor caminho de iniciação ao prazer , à descoberta da individualidade.
O que leva uma criança a brincar?
A brincadeira infantil está muito mais relacionada a estímulos internos que a contingências exteriores. A criança não é atraída por algum jogo por forças externas inerentes ao jogo e sim por uma força interne., pela chama acesade sub evolução. É por essa chama que busca no meio no meio exterior os jogos que lhe permitem satisfazer a necessidade imperiosa posta por seu crescimento.
Usando o jogo como estratégia de aprendizagem significativa
Existem dois aspectos cruciais no emprego dos jogos como instrumentos de uma aprendizagem significativa. Em primeiro lugar o jogo ocasional, distante de uma cuidadosa eplanejada programação, é tão ineficaz quanto um único momento de exercício aeróbico para quem pretende ganhar maior mobilidade física. Em síntese, jamais pense em usar jogos pedagógicos sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, marcados por etapas muito nítidas e que efetivamente acompanham o progresso dos alunos, e jamais avalie sua qualidade de professor pela quantidade de jogos queemprega, e simpela qualidade de jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar.

Os jogos e as habilidades operatórias (p.38)
Nem todo jogo é um material pedagógico. Em geral, o elemento que separa um jogo pedagógico de um outro de caráter apenas lúdico é que “os jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explicita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular aconstrução de um novo conhecimento e, principalmente , despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória (aptidão ou capacidade cognitiva e apreciativa especifica, que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos culturais e sociais e que om ajude a construir conexões).
As crianças possuem diversas razões para brincar, sendo uma delas o próprio prazer
que podemusufruir enquanto brincam.
No livro de Tizuko Kishimoto, Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, que é uma coletânea de trabalhos elaborados por autores vinculados ao Grupo Interinstitucional sobre o Jogo na Educação, o que, de certa forma, enriquece e pluraliza as concepções acerca do tema. A autora também cita três aspectos(p.20) que permitem uma primeira compreensão do jogo, diferenciando...
tracking img