sociologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Por que, segundo a autora, as organizações não podem ser compreendidas como independentes de seu contexto social?
Pois não existem relações sociais entre os indivíduos e os grupos, e nem entre estes e objetos sociais sem que haja como referência um tempo e um espaço. As organizações devem ser analisadas dentro de uma época e de um espaço social, um formato sócio-histórico. Elasdiferem entre si pelo que amam, buscam, detestam... E é por isso que tudo o que há em uma sociedade deve ser analisado dentro de um contexto, visto que só assim ela pode ser compreendida.

2) Vivemos uma época de mudanças aceleradas. A que se deve destas mudanças e que variáveis ajudam a explicá-las? Essas mudanças são geradas através da necessidade de crescimento dasociedade, estamos em constante mudança e crescimento, isso ocorre devido a alta demanda do mercado consumidor, tendo mais consumidores, consequentemente mais produtos, trabalho, e produção, isso faz com que a sociedade sofra uma enorme mudança. Entre as mais notáveis, esta a tecnologia, que nos dias atuais é muito importante para as organizações e também para a vida pessoal e profissional dosindivíduos nelas inclusos.
3) A autora aponta aspectos morais e valorativos que mudaram na sociedade moderna. Quais os impactos dessas mudanças no nível social mais amplo, conforme ela esclarece no artigo?

4) Por que a autora afirma que as organizações apresentam maior facilidade em captar as mudanças sociais?
R.: As organizações, principalmente as privadas, se adaptam com mais facilidade asmudanças sociais devido ao estudo que faz sobre essas mudanças antes de qualquer atitude, elas buscam uma maneira de responder a essas modificações de forma operacional, simbólicas e direcionadas a seus objetivos, assim tendo um comando maior em relação as mudanças, não deixando afetar diretamente a organização.
5) O que significa “o movimento de revalorização do papel das empresas”?
É ummovimento de "rebilitacao", o qual se deve a "confirmação" do capitalismo como a única forma de desenvolver economicamente e de promover a crescente legitimação da ideologia neoliberal. Onde o lado econômico é o papel que mais predomina, sendo, assim, as demais esferas da vida social, subordinadas.















Parte inferior do formulário

O contexto social das organizaçõesmodernas
“É possível identificar o aparecimento do que Freud já chamava de “narcisismo das pequenas diferenças”, ou seja, um individualismo de grupos ou de “tribos”“.
Trecho retirado da pagina sete
A sociedade atual sofreu varias mutações em relação ao modo de vida passado, entre eles a forma de se relacionar se destaca. Hoje é mais frequente ver jovens e crianças individualistas, ou serelacionando somente com certo grupo de pessoas, as quais eles se identificam por alguma semelhança, fazendo desses a sua “tribo”.

“Percebemos, assim, uma grande fragmentação de valores e condutas pessoais e coletivas, em que a integração social começa a aparecer como problemática”.
Trecho retirado da pagina oito
Em decorrência dessa nova realidade vivida nos dias atuais, os indivíduos estão deixando dese relacionarem criando várias atmosferas diferentes em um único ambiente, o que pode começar a gerar conflitos na integração social.

“Visto isoladamente, o indivíduo não parece mais “feliz” que a sua própria família. Ele se atribui um maior individualismo, dentro de redes sociais cada vez mais virtuais, nas quais ele desenvolve contatos múltiplos com um numero cada vez maior de estranhosíntimos”. “A perda de laços afetivos primários”
Trechos retirados da pagina oito
Esse individualismo frequente torna as pessoas cada vez mais fechadas com contatos afetivos cada vez mais frouxos e independentes, atribuindo assim as pessoas que seriam as mais próximas, certa distancia indesejada a maioria das vezes. Essa situação também se agrava devido a criação de um mundo virtual muito...
tracking img