Sociologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia Geral II

Sumario

Livro: Giddens, Anthony, 2007, Sociologia (5ª edição), Fundação Calouste Gulbenkian.

Cap I . Género e Sexualidade

Cap II . Corpo, saúde, doença e envelhecimento

Cap III . Famílias

Cap IV . Raça, etnicidade e migrações

Cap V . Crime e desvio

Cap VI . Organizações modernas

Cap VII . Educação

Cap VIII . Religião

Cap IX . Meios decomunicação

1 - Gênero e Sexualidade

Diferenças de gênero
Sexo – refere-se às diferenças anatómicas e fisiológicas que definem o corpo masculino e o corpo feminino.

Gênero – entendem-se as diferenças psicológicas, sociais e culturais entre indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino. O género está associado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade; não énecessariamente um produto direto do sexo biológico de um indivíduo.

Gênero e biologia: diferença natural
O facto de uma característica ser mais ou menos universal, não significa que seja de origem biológica; poderão existir fatores culturais generalizados que originem estas características.

Socialização de gênero
Outro caminho a seguir para compreender as origens das diferenças de género é odo estudo da socialização do gênero, a aprendizagem dos papéis de género com o apoio dos agentes sociais, tais como a família e os meios de comunicação. Esta abordagem estabelece uma distinção entre sexo biológico e género social – uma criança nasce com o primeiro e desenvolve-se com o segundo.

As diferenças de género não são determinadas biologicamente, mas geradas culturalmente.
Osfuncionalistas têm favorecido as teorias da socialização do género, pois veem os rapazes e as raparigas como aprendizes dos papéis sexuais e das identidades masculina e feminina – masculinidade e feminilidade – que os acompanham. Rapazes e raparigas são guiados neste processo por sanções positivas e negativas, forças socialmente aplicadas que recompensam ou restringem o comportamento.
Segundo estaperspectiva funcionalista, os agentes de socialização contribuem para a manutenção da ordem social ao supervisionar a socialização natural do género nas novas gerações.

A construção social do género e do sexo
Nos últimos anos, as teorias da socialização e do papel do género têm sido alvo de críticas por parte de um número cada vez maior de sociólogos. Em vez de considerarem o sexo como um fatodeterminado biologicamente e o género como um fato aprendido culturalmente, afirmam que se deveria considerar tanto o sexo como o género enquanto produtos construídos socialmente.

Na abordagem centrada na socialização, uma distinção biológica entre os sexos fornece em enquadramento que será culturalmente desenvolvido na própria sociedade. Em contrapartida, os teóricos que defendem a construção socialdo sexo e do género rejeitam a existência de quaisquer bases biológica nas diferenças de género. As identidades do género surgem, assim afirmam relacionadas com as diferenças de sexo percepcionadas na sociedade e por sua vez, ajudam a moldar essas mesmas diferenças.

Perspectivas sobre a desigualdade de gênero
Observou-se que o género é um conceito socialmente criado que atribui aos homens eàs mulheres papéis, sociais e identidades diferentes.
Surgiram muitas teorias para explicar o domínio duradouro dos homens sobre as mulheres – nas áreas da economia, da política, da família, entre outras.

Abordagens funcionalistas
A abordagem funcionalista vê a sociedade como um sistema de partes interligadas que, quando em equilíbrio, funcionam de modo harmonioso para gerar solidariedadesocial. Assim, as perspectivas nelas inspiradas tentam demonstrar que as diferenças de género contribuem para a estabilidade e integração sociais.

Murdock concluiu que a divisão sexual de trabalho está presente em todas as culturas (1949). Embora não seja o resultado de uma programação biológica, constitui a base mais lógica para a organização da sociedade.

Na perspectiva de Parsons, a família...
tracking img