Nao sei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Após Fukushima, Japão abandona energia nuclear

País é o terceiro, após Alemanha e Suíça, a anunciar a decisão. Medida é divulgada 18 meses depois do desastre que deixou 100 mil desabrigadosUsina de Fukushima atingida pelo tsunami no Japão (AFP)

O governo japonês anunciou, nesta sexta-feira, que irá parar de produzir energia nuclear de forma progressiva em um período de 30 anos, umadecisão motivada pela pressão da opinião pública 18 meses após a catástrofe de Fukushima, que devastou o nordeste do país, deixando pelo menos 100.000 desabrigados. Um relatório divulgado pelo governonesta sexta-feira aponta que o Japão "vai adotar todas as medidas possíveis para reduzir a zero o uso da energia nuclear até 2040".

O documento, que não apresenta muitos detalhes sobre recursosenergéticos alternativos, garante que “uma das bases da nova estratégia é conseguir alcançar uma sociedade que não dependa da energia nuclear assim que possível” e indica que nenhuma central nuclear seráconstruída daqui pra frente, que os reatores em atividade deixarão de funcionar após completar 40 anos de atividade e que os reatores desligados só serão autorizados a voltar a funcionar apósverificações de segurança.

Saiba mais: Energia nuclear: riscos – e vantagens – das usinas atômicas
Glossário das usinas nucleares

Sukree Sukplang/Reuters

Criança durante protesto antinuclear
Apesarda decisão ter sido tomada após uma onda de manifestações antinucleares no Japão, alguns setores políticos, assim como empresariais, defendem a reativação do parque nuclear – atualmente funcionamapenas dois dos 50 reatores do arquipélago. O governo, por sua vez, alega que o abandono paulatino da energia nuclear favorecerá o desenvolvimento de energias renováveis e o aumento da eficáciaenergética.

Histórico - O Japão é o terceiro país, após Alemanha e Suíça, a anunciar a medida depois do acidente registrado em Fukushima, que é considerado o pior desastre do setor nuclear civil desde o...
tracking img